Governador reforça cresciment​o do RS na Festa Nacional da Uva

A presidente Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro participaram nesta quinta-feira (20) da cerimônia de abertura da 30ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul.
Cerimônia de Abertura Oficial da 30ª Festa da Uva 2014 em Caxias do Sul




Ao abordar o tema do evento deste ano, Na Alegria da Diversidade - que faz alusão às diversas culturas que ajudaram a colonizar a região -, o governador Tarso Genro destacou o crescimento de 6,8% da produção industrial do Estado este ano e a capacidade empreendedora do povo gaúcho.

Acompanhado de ministros e do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, o governador afirmou que a festa, que se encerra no dia 9 de março, simboliza a força econômica da região. "Provavelmente aqui,­ no cenário desta festa, estejam representados os segmentos, os setores do mundo do trabalho, a capacidade empreededora do nosso povo, as autoridades políticas e financeiras, e a comunidade que carrega o seu trabalho honrado nesse Estado".

Dilma reconheceu a importância econômica do município como o maior produtor de uva e de vinho do Brasil. Além de destacar que 90% dos estabelecimentos que produzem uva são voltados à agricultura familiar, a presidente afirmou que a produção agrícola e industrial da região têm uma "presidente parceira" para ampliar os investimentos. "Caxias e a Região da Serra são referências na vitivinicultura, pois a cada ano ganha qualidade dentro e fora do Brasil, através do polo metalmecânico e do setor moveleiro".

Diversidade étnica

A presidente disse que o tema do evento, Na Alegria da Diversidade, mostra que o Brasil é um país que se orgulha de sua pluralidade étnica e cultural. "Estamos construindo um país que respeita as diferenças". Dilma reiterou que a Copa do Mundo será uma oportunidade para o convívio entre os povos.

"Essa diversidade nos engrandece e também nos torna um povo alegre, um povo que constitui uma nação rica em multiplicidade e diversidade. Rica no respeito a hábitos, costumes e tradições porque convive com eles, e isso implica também uma enorme capacidade de conviver ­­­­­com o outro".

Fonte: Palácio Piratini