Governo de Minas assina convênio com o BID em prol do turismo de negócios

Foi assinado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, no último dia (4) de novembro, um convênio entre o governo do estado de Minas Gerais e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo destina U$ 5.6 milhões para aumentar a competitividade de Belo Horizonte no segmento de turismo de negócios. Desse valor, US$ 2,7 milhões serão doados pelo BID e, em contrapartida, o Estado investirá R$ 4,7 milhões. No encontro, estiveram presentes o governador Aécio Neves; a secretária de Turismo do Estado, Erica Drumond; o representante do BID para a América Latina, José Luis Lupo; o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Robson Braga de Andrade; o presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Roberto Noronha, e várias outras autoridades do turismo mineiro.

Para Roberto Noronha, o convênio é importante porque construirá uma rede de empresas e entidades que atuarão de forma planejada na área de turismo."Vamos observar e maximizar as características de cada um nesse processo, atuando de forma conjunta e focados em resultados comuns. Belo Horizonte terá forças necessárias para competir com outras cidades no importante segmento de turismo de negócios".

Durante a solenidade, o governador do Estado deu seu aval à campanha BH espera por você, idealizada pelo BHC&VB com o apoio integral da Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Do valor total destinado ao convênio, cerca de R$ 800 mil serão investidos em ações que visam atrair grande número de pessoas a Belo Horizonte em janeiro e fevereiro. Nesses dois meses, uma significativa parcela da população deixa a cidade em conseqüência das férias escolares. A idéia é atrair as pessoas do interior de Minas e de outros Estados, com atrações culturais, gastronômicas, esportivas e sociais, movimentando a cadeia turística da cidade.

Fortalecendo Belo Horizonte como um pólo de negócios, o convênio será fundamental para a geração de novos empregos e novas formas de renda. As entidades públicas e privadas terão que capacitar seus empregados para trabalharem de acordo com padrões internacionais."A formação dessa rede utiliza uma metodologia moderna de resultado rápido, em que todas as pessoas trabalharão unidas, conseguindo ótimos resultados. Para que os turistas cheguem a BH, é importante que cada setor conheça o seu papel, que tenha profissionais competentes, que saiba captar e negociar eventos. Assim a nossa cidade deixará de ser vista apenas como um destino doméstico",comentou a secretária de Turismo, Érica Drumond.

A secretária ainda informou que uma parte desse investimento será utilizada na construção de uma rede entre os Conventions & Visitors Bureaux das cidades-pólo do estado. Esse projeto está sendo desenvolvido no BHC&VB.

De acordo com José Luis Lupo, representante do BID, o turismo sustentável no Brasil não tem limites e o país só tem a ganhar com esses avanços."Esse é o segundo setor de importância na economia global. Ele tem um forte papel social na geração de empregos, na preservação do meio ambiente, na estimulação de empresas e na integração. Belo Horizonte ganhou um estímulo cultural".

A ação fará com que Belo Horizonte se torne pólo internacional do setor de turismo de negócios. "Temos que aproveitar o fluxo de turistas que ficam nos litorais e trazê-los para conhecer as belezas das regiões mineiras. Elas se destacam nas áreas de lazer, moda, artesanato, culinária e meio ambiente. Nós vamos traçar um novo caminho para Minas Gerais. As futuras gerações colherão os frutos dessa parceria!",comemorou o governador Aécio Neves.

(JA)