- Grupo: Receita aumentou 10% para AED 54,4 bilhões (US$ 14,8 bilhões) e lucro de AED 1,1 bilhão (US$ 296 milhões), queda de 53%. Resultados impactados pelo aumento significativo no custo do combustível, movimentos desfavoráveis de câmbio e transação única na dnata.
- Emirates: Aumento na receita de 10%, para AED 48,9 bilhões (US$ 13,3 bilhões), e queda de 86% nos lucros, para AED 226 milhões (US$ 62 milhões). 30,1 milhões de passageiros transportados, um aumento de 3%, na expansão da capacidade total de 3%. A atração de Dubai como destino continua forte, com a companhia aérea transportando 9% a mais de clientes para sua cidade-sede.
- dnata: A receita subiu 11%, para AED 7,0 bilhões (US$1,9 bilhão), o lucro aumentou 31%, para AED 861 milhões (US$ 235 milhões), incluindo um ganho de AED 320 milhões de uma transação única. Sem essa transação, o lucro registrado seria 18% menor em relação ao ano passado. 350.052 de aeronaves foram atendidas, um aumento de 6%, 1,5 milhão de toneladas de carga operadas, um aumento de 2%.
O Grupo Emirates anunciou hoje seus resultados semestrais para 2018-19. O Grupo obteve um crescimento estável das receitas em comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, os lucros foram impactados pelo aumento significativo dos preços do petróleo e movimentos desfavoráveis de câmbio em determinados mercados, em meio a outros desafios para a indústria aérea e de viagens.
A receita do grupo Emirates foi de AED 54,4 bilhões (US$ 14,8 bilhões) nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2018-19, um aumento de 10% em relação aos AED 49,4 bilhões (US$ 13,5 bilhões) durante o mesmo período do ano passado.
A lucratividade caiu 53% em comparação com o mesmo período do ano passado, sendo que o lucro líquido semestral do ano de 2018-19 informado foi da ordem de AED1,1 bilhão (US$ 296 milhões). A queda do lucro deveu-se principalmente ao aumento significativo dos preços dos combustíveis de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, bem como ao impacto negativo das moedas em determinados mercados.
A posição de caixa do Grupo em 30 de setembro de 2018 era de AED 21,5 bilhões (US$ 5,9 bilhões), comparado a AED 25,4 bilhões (US$ 6,9 bilhões) em 31 de março de 2018.
O Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da Emirates Airline e do Grupo, disse: "A Emirates e a dnata cresceram de forma constante no primeiro semestre de 2018-19. A demanda por nossos produtos e serviços de alta qualidade permaneceu saudável, à medida que conquistamos clientes novos e clientes antigos retornaram em todos os nossos negócios, e isso se reflete em nosso desempenho de receita. No entanto, o alto custo do combustível, bem como as desvalorizações da moeda em mercados como Índia, Brasil, Angola e Irã, eliminaram aproximadamente AED 4,6 bilhões de nossos lucros".
"Estamos administrando de forma proativa os inúmeros desafios enfrentados pela indústria de companhias aéreas e de viagens, incluindo a implacável pressão sobre os rendimentos, e as incertezas econômicas e políticas em nossa região e em outras partes do mundo. Estamos mantendo uma rédea curta nos custos controláveis e continuaremos a impulsionar a melhoria da eficiência por meio da implementação de novas tecnologias e processos de negócios".
"Os próximos seis meses serão difíceis, mas a base do Grupo Emirates continua sólida. Gostaria de observar que a nossa casa e hub em Dubai continua a atrair demandas de viagens, pois a companhia aérea registrou um aumento de 9% em clientes que aproveitaram Dubai como destino no primeiro semestre de 2018-19, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esperamos que esta demanda permaneça saudável à medida que novas atrações são lançadas e a cidade se prepara para a Dubai Expo 2020. Pensando no futuro, estamos firmemente focados em sustentar nossos negócios. Faremos isso com agilidade para capitalizar as oportunidades e investimentos para atender nossos clientes ainda melhor com produtos de alta qualidade que eles valorizam".
Nos últimos seis meses, a base de colaboradores do Grupo sofreu uma redução de 1% em comparação com 31 de março de 2018, com base em uma contagem geral de pessoal de 103.363, para 101.983 pessoas. Isso foi em grande parte resultado de uma baixa natural, juntamente com um ritmo mais lento de recrutamento, à medida que o negócio continua com seus vários programas internos para melhorar a eficiência por meio da implementação de novas tecnologias e fluxos de trabalho.
A companhia área Emirates
Durante os primeiros seis meses de 2018-19, a Emirates recebeu 8 aeronaves de fuselagem larga - 3 Airbus A380 e 5 Boeing 777, com mais 5 novas aeronaves programadas para serem entregues antes do final do ano fiscal. A empresa também retirou 7 aeronaves mais antigas de sua frota, com mais 4 a serem devolvidas até 31 de março de 2019. A estratégia de longo prazo da companhia aérea de investir na mais avançada aeronave de fuselagem larga permite melhorar a eficiência geral e proporcionar melhores experiências aos clientes.
A Emirates continua a oferecer conexões cada vez melhores para seus clientes em todo o mundo, com apenas uma parada em Dubai.
Nos primeiros seis meses de seu exercício, a Emirates lançou novos serviços de passageiros para Stansted (Reino Unido) e Santiago (Chile). A companhia também iniciou um novo serviço conectando Dubai a Auckland via Bali. Em 30 de setembro, a rede global da Emirates abrangia 161 destinos em 85 países. Sua frota era de 269 aeronaves, incluindo cargueiros.
A Emirates aprofundou sua parceria com a flydubai, oferecendo aos clientes ainda mais benefícios, já que ambas as companhias aéreas combinaram seu programa de fidelidade sob o Emirates Skywards. Os clientes também desfrutam de novas opções de voos, pois a Emirates e a flydubai continuaram a aproveitar suas redes complementares para otimizar horários de voos e oferecer novas conexões de pares de cidades via Dubai, além de abrir novas rotas, incluindo Kinshasa (Congo), Cracóvia (Polônia) e Catania (Itália) no primeiro semestre de 2018-19.
A capacidade total durante os primeiros seis meses do ano aumentou modestos 3% para 31,8 bilhões de toneladas-quilômetro disponíveis (ATKM). A capacidade medida em ASKM, cresceu 4%, enquanto o tráfego de passageiros medido em RPKM teve um aumento de 6%, com um crescimento do Fator de Assento médio de passageiros para 78,8%, comparado com 77,2% do ano passado.
A Emirates transportou 30,1 milhões de passageiros entre 1º de abril e 30 de setembro de 2018, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de 1,3 milhão de toneladas de carga transportada está praticamente inalterado, enquanto a produtividade melhorou em 11%. Esse desempenho é resultado dos investimentos da Emirates SkyCargo em produtos e serviços adaptados para setores importantes, o que lhe dá uma forte vantagem competitiva em um mercado global de transporte de carga aéreo em recuperação.
Para o primeiro semestre do ano fiscal de 2018-19, o lucro líquido da Emirates é de AED 226 milhões (US$ 62 milhões), uma queda de 86% em relação ao ano passado. A receita da Emirates, incluindo outras receitas operacionais, de AED 48,9 bilhões (US$ 13,3 bilhões) subiu 10% em comparação com AED 44,5 bilhões (US$ 12,1 bilhões) registrados no mesmo período do ano passado. Esse resultado foi impulsionado pela maior agilidade na implantação da capacidade e pela melhoria dos fatores de ocupação do assento, apesar dos aumentos de tarifas refletirem a demanda saudável dos clientes pelos produtos da Emirates.
Os custos operacionais da Emirates cresceram 13% em relação ao aumento de capacidade total de 3%. Em média, os custos com combustíveis foram 42% maiores em relação ao mesmo período do ano passado, devido principalmente ao aumento do preço do petróleo (37% em comparação com o mesmo período do ano anterior), bem como um aumento de 4% no combustível, devido à expansão das operações de frota da Emirates. O combustível continuou sendo o maior componente de custo da companhia aérea, respondendo por 33% dos custos operacionais, comparado a 26% nos primeiros seis meses do ano passado.
dnata
A dnata registrou um crescimento constante em seus negócios globais, que agora abrangem mais de 35 países. No primeiro semestre de 2018-19, as operações internacionais da dnata representaram mais de 68% de sua receita.
A receita da dnata, incluindo outras receitas operacionais, é de AED 7,0 bilhões (US$ 1,9 bilhão), um aumento de 11% comparado a AED 6,3 bilhões (US$ 1,7 bilhão) no ano passado. Esse desempenho foi sustentado pelo crescimento orgânico robusto dos negócios, particularmente em seu negócio de operações aeroportuárias internacionais.
O lucro total da dnata aumentou em 31%, para AED 861 milhões (US$ 235 milhões). Isso inclui ganhos de uma transação única em que a dnata alienou sua participação de 22% na empresa de gestão de viagens Hogg Robinson Group (HRG), durante a aquisição da HRG pelo Amex Travel Business Group. Sem essa transação única, os lucros da dnata cairão 18% em relação ao mesmo período do ano passado.
As operações aeroportuárias da dnata continuam sendo a maior fonte de receita, com AED 3,6 bilhões (US$ 976 milhões), um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todas as suas operações, o número de aeronaves atendidas pela dnata aumentou em 6%, para 350.052, e 1,5 milhão de toneladas de carga foram operadas, um aumento de 2%.
Isso reflete novos contratos de clientes conquistados em toda a rede e um forte desempenho dos negócios nos principais mercados, incluindo EUA, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Austrália e Itália. Nos primeiros seis meses de 2018-19, a dnata fortaleceu suas operações italianas ao aumentar sua participação na Airport Handling SPA, uma empresa de ground handling baseada em Milão, de 30% para 70%. Ela também lançou operações de movimentação de passageiros no Aeroporto JFK em Nova York-JFK. Nos Emirados Árabes Unidos, a dnata adquiriu uma participação majoritária na DUBZ, uma empresa de serviços de armazenamento e entrega de bagagens, ampliando sua oferta de serviços aos viajantes.
A divisão de viagens da dnata contribuiu com AED 1,7 bilhão (US$ 456 milhões) para a receita, um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas líquidas subjacentes da divisão aumentaram em 6% para AED 5,9 bilhões (US$ 1,6 bilhão).
Este desempenho foi impulsionado pelos fortes resultados das operações nos Emirados Árabes Unidos da divisão de viagens, contribuições de receita da Destination Asia que a dnata adquiriu em setembro de 2017 e negócios saudáveis no Reino Unido que também foram impulsionados pela força da libra esterlina em relação ao dólar americano. No final de setembro, a dnata entrou no mercado alemão com a aquisição da Tropo, operadora de turismo especializada em pacotes de viagem, férias de última hora e reservas de hotéis.
A operação de refeições de voo da dnata, contribuiu com AED 1,1 bilhão (US$ 311 milhões) para sua receita total, um aumento de 4%. O número de refeições aumentou em 2% para 31,0 milhões de refeições no primeiro semestre do ano fiscal.
A redução nos rendimentos, particularmente em suas operações na Austrália, foi compensada por um desempenho saudável das operações do Grupo Alfa, bem como volumes maiores de refeições através do aumento dos negócios no Reino Unido, Romênia, República Tcheca e Sharjah (EAU).
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