Os principais players do setor de saúde estiveram reunidos no Expo Center Norte, em São Paulo, na Hospitalar. Durante o evento mais influente do setor de saúde das Américas, entre os dias 22 e 25 de maio, foram registrados mais de 41 mil visitantes únicos de mais de 50 países, que durante os quatro dias somaram mais de 85 mil visitas profissionais. Ao todo, foram 1.200 expositores, 42 eventos de conteúdo, 124 palestras nas áreas do pavilhão, 8.000 congressistas e 620 palestrantes e debatedores.
Das mais de 1.200 marcas expositoras presentes, 70% já renovaram sua participação na Hospitalar de 2019. “Os resultados são bem expressivos, considerando-se o cenário político que vivemos no país. Ouvimos dos expositores que este foi o primeiro ano em que venderam desde o primeiro dia, um sucesso de negócios, o que demonstra a qualificação da nossa visitação e a confiança que conquistamos dos profissionais da cadeia pela capacidade de energizar o mercado”, destacou o diretor de estratégia da UBM Brazil, realizadora do evento, Rodrigo Moreira.
Valdevir Aquino, diretor da unidade de negócios de terapias minimamente invasivas da MEDTRONIC, confirma a afirmação do diretor da UBM Brazil. “Desde o primeiro dia vimos uma movimentação muito grande, com as pessoas procurando inovações. Todos os anos é muito importante estar na Hospitalar, é um momento singular no qual conseguimos apresentar lançamentos e tendências. O público vem interessado em tecnologia e em fechar negócios."
GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Das empresas relacionadas à Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médico, ABIMO, 113 tiveram a oportunidade de expor seus produtos na Hospitalar. As empresas que não puderam ter seu próprio espaço na feira contaram com a oportunidade de participar do Pavilhão ABIMO. Este ano, o Pavilhão ABIMO contou com 12 participantes, que encerraram o evento com cerca de R$ 500 mil em negócios fechados e mais de R$ 3 milhões em expectativas para os próximos 12 meses. Desse montante, 95% já renovaram a participação para 2019.
Também promovida pela ABIMO, a tradicional Rodada de Negócios agradou vendedores brasileiros e compradores de nove países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Paraguai, Peru e República Dominicana. A expectativa é de que o trabalho se reverta em US$ 4 milhões em negócios nos próximos doze meses para as 40 empresas brasileiras que participaram da rodada este ano.
COMEMORAÇÃO
Este ano, a Hospitalar registrou duas décadas e meia de atuação no setor de saúde. “Comemoramos 25 anos, que foram coroados por esta edição como a melhor de todas, e essas são palavras de quem visitou a feira. Foi uma edição cheia de homenagens referentes a esse marco. Nós mesmos brindamos com as 26 empresas que participam da feira conosco desde a sua primeira edição. Tivemos muitos encontros e oportunidades de negócios em todas as áreas”, disse a presidente e fundadora da Hospitalar, dra. Waleska Santos.
QUALIFICAÇÃO
Segundo o diretor de estratégia e líder da unidade Healthcare da UBM Brazil, Rodrigo Moreira, a qualificação da visitação durante o evento também surpreendeu. “Cerca de 59% dos cargos presentes na Hospitalar são de tomadores de decisão e influenciadores: 18% administrador; 13% do corpo clínico; 7% qualidade; 7% de compras e suprimentos; 6% engenharia/ infraestrutura/ arquitetura, decoração e urbanismo; 5% tecnologia da informação; 3% de produção. Falando-se do segmento das empresas, 33% são da área hospitalar, clínica, casa de repouso e casa de saúde; 14% distribuidor, exportador; 9% lojas de produtos médicos, reabilitação e drogarias; 4% laboratório e análises clínicas; 3% home care.”
Dos principais países presentes da América Latina, a Argentina representou 21,59%, seguida por Peru 15,77%; Chile 15,01%; Bolívia 11,64%; Colômbia 11,49%; entre outros. Já entre os países expositores e visitantes, marcaram presença: Abu Dhabi; Alemanha; Angola; Argentina; Austrália; Bolívia; Brunei; Burkina Faso; Canadá; Chile; China; Colômbia; Coreia do Sul; Costa Rica; Dinamarca; Egito; Equador; Espanha; Estados Unidos; Estônia; França; Guatemala; Holanda; Hong Kong; Hungria; Índia; Inglaterra; Irlanda; Israel; Itália; Japão; Malásia; México; Moçambique; Panamá; Paquistão; Paraguai; Peru; Polônia; Portugal; Porto Rico; Reino Unido; República Tcheca; Rússia; Singapura; Eslovênia; Suécia; Suíça; Tailândia; Taiwan; Turquia; Uruguai e Venezuela.
Dos estados brasileiros visitantes, os cinco principais do ranking são: Rio de Janeiro, 15,41%; Minas Gerais, 15,02%; Paraná, 8,78%; Santa Catarina, 7,02% e Rio Grande do Sul, 6,79%.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Diversos encontros foram promovidos em parceria com a ABIMO e a Apex-Brasil, em uma ação denominada Doing Business with Brazil, voltada à promoção do país como exportador de tecnologia na área da saúde e como destino importante de atração de investimentos. Um acordo de cooperação com entidades italianas foi assinado, cujo objetivo é ampliar exportações de produtos de saúde brasileiros e abrir caminhos para que marcas italianas possam se estabelecer em nosso país. Em busca de soluções para a Saúde da Mulher, uma delegação nigeriana participou de reuniões com o governo, empresas e hospitais durante a feira.
Outras reuniões foram promovidas com o Irã, a República Dominicana e a Costa Rica. A indústria de saúde do Brasil já exporta para o Irã, porém visualiza um grande potencial de aumentar essas cifras, visto que o governo iraniano vem ampliando os gastos na área devido à alta expectativa de vida. Já no comércio entre Brasil e países da América Central, foram detectadas diversas vantagens, entre elas a proximidade geográfica e a similaridade de cultura e idiomas, o que fortalece os vínculos das interessadas em levar, para esses países, soluções de alta qualidade a preços bastante competitivos.
Confira imagens de alguns estandes da Hospitalar 2018
Imagens: Polly Feiras & Eventos
Comentários