Nos dias 20 e 21 de fevereiro, Campina Grande foi o palco do Segundo Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (II FOMTUR-PB), reuindo gestores públicos, profissionais, empresários e especialistas do setor turístico para discutir os desafios e oportunidades do mercado em 2025. O encontro ocorreu no Teatro do Sesc Centro, pelo objetivo de fortalecer as políticas públicas e impulsionar o desenvolvimento social e econômico por meio do turismo.
O II FOMTUR-PB contou com a promoção do Governo do Estado através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde e da Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, em parceria com o Sebrae, Fecomércio, Federação das Associações de Municípios da Paraíba - FAMUP, Empreender PB e Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA, com foco na troca de conhecimentos e experiências, além de estimular a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor. O evento também busca promover práticas de turismo ambientalmente responsáveis e socialmente justas, alinhadas às tendências globais.
A Secretária da Setde, Rosália Lucas, afirma que o evento foi muito necessário para a gestão do turismo. “O II FOMTUR-PB é uma excelente oportunidade para que profissionais e empresários do setor turístico possam se atualizar, ampliar sua rede de contatos e encontrar soluções inovadoras para os desafios enfrentados tanto na gestão pública quanto privada. Estamos vivendo o melhor momento do turismo na Paraíba e a qualificação de todas as ações são vitais para a manutenção e ampliação do espaço e credibilidade que alcançamos perante o Brasil e o mundo”
Segundo Ferdinando Lucena, Presidente da Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, o II FOMTUR-PB representa um marco importante para o turismo na Paraíba. “Ao reunir em um só espaço os principais agentes responsáveis pela construção de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento do setor, o evento reforça o compromisso do estado em promover um turismo que seja não apenas economicamente viável, mas também ambientalmente sustentável e socialmente inclusivo”.
Delano Tavares, secretário executivo de turismo da Setde, reafirma a importância do FONTUR-PB. “O fórum se apresenta como uma iniciativa de capacitação, voltada a atender as demandas e esclarecer as dúvidas de micro e pequenos empreendedores, além de gestores de turismo recém-empossados. O objetivo é familiarizar os participantes com a estrutura do Governo disponível para apoiar tanto a iniciativa pública quanto a privada no desenvolvimento do turismo no estado”.
Palestrantes e painelistas trouxeram atualizações sobre temas fundamentais para a gestão do turismo. A palestra “Como transformar desafios em oportunidades através do turismo” foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Serviços e Economias de Futuro da Unidade de Competitividade no Sebrae Nacional, Ana Clévia. As boas práticas em políticas públicas foi o tema do painel que contou com a participação de Vitor Hugo Castelliano, secretário de turismo de João Pessoa; Thiago Rocha, ex-prefeito de Cabaceiras; e Ricardo Câmara, secretário de turismo de Araruna. O desafio da qualificação e as alternativas que a Paraíba dispõe foi o tema do painel, que contou com a participação de Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae; Cláudia Brandão, diretora-geral do campus de Areia do IFPB; e Diego Andrade Maia, gerente do Senac Campina Grande.
Os participantes ainda puderam conhecer experiências exitosas no painel Eventos que Transformam. O Maior São João do Mundo foi apresentado pela secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmala Fama; a secretária de Desenvolvimento Econômico e turismo de Cuité, Sílvia Guimarães, apresentou A Paixão de Cristo da cidade; e Josenildo Fernandes, presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, apresentou o sucesso do Caminhos do Frio. Já a estrutura de governo foi apresentada pela secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, Delano Tavares, secretário executivo de Turismo, e Miguel Ângelo, gerente de Turismo.
Comentários