Indústria Global de Cruzeiros gerou impacto econômico de US$168,6 bilhões

Novo estudo da Cruise Lines International Association (CLIA) mostra que a Contribuição Econômica dos Cruzeiros Superou o PIB Global em 2023
Clia Brasil

A Cruise Lines International Association (CLIA), principal voz da indústria de cruzeiros, acaba de compartilhar os destaques do novo Estudo de Impacto Econômico Global 2023 da associação. O documento revelou o maior impacto económico global de todos os tempos do turismo de cruzeiros e reafirmou que 2023 ultrapassou 2019 como o ano de referência para o desempenho da indústria. O relatório também confirmou o papel do setor dos cruzeiros como um importante criador de empregos.

Em 2023, a indústria de cruzeiros gerou impacto econômico de 168,6 bilhões de dólares em todo o mundo, um aumento de 9% em relação a 2019. Além de contribuir para a criação de 1,6 milhões de empregos e pagar 56,9 bilhões de dólares em salários, representando um crescimento em relação a 2019 de 37% e 13%, respectivamente. 77% desses empregos eram terrestres. A indústria de cruzeiros também contribui com 85,6 bilhões de dólares para o PIB global, com o seu crescimento ultrapassando o da economia mundial.

Estes últimos números refletem a evolução constante da indústria de cruzeiros, impulsionada pela crescente popularidade dos cruzeiros de férias. 31,7 milhões de passageiros navegaram em 2023, um aumento de 7% em relação aos 29,7 milhões que navegaram em 2019.

A indústria de cruzeiros é um importante contribuinte para a economia global, gerando milhões de dólares para a economia e apoiando milhões de empregos”, disse Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA. “À medida que a procura por cruzeiros continua a crescer, as companhias de cruzeiros membros da CLIA estão empenhadas em preservar a integridade, o património cultural e a beleza dos destinos, para que possam ser desfrutados tanto pelos moradores como pelos visitantes”, completou.

Os cruzeiros beneficiam vários setores, incluindo transporte, aviação, alimentos e bebidas, hospedagem, tecnologia, agricultura, agências de viagens e uma cadeia de abastecimento robusta. “O impacto econômico da indústria estende-se muito depois do fim de um cruzeiro, uma vez que a pesquisa da CLIA mostra que 60% dos passageiros de cruzeiros regressam a um destino que visitaram pela primeira vez num cruzeiro, para uma estadia mais longa”, disse Craighead.

Para ver os destaques do Estudo de Impacto Econômico Global de 2023 da CLIA, acesse: cruising.org/

À medida que os cruzeiros continuam crescendo, também aumenta o compromisso da indústria com o turismo sustentável e a gestão dos destinos. Exemplos deste trabalho realizado pelas companhias membros da CLIA estão disponíveis no novo relatório da CLIA Princípios Orientadores para o Turismo Responsável. A publicação identifica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os quais a indústria está contribuindo e oferece um quadro para a cooperação contínua e atividades conjuntas entre o setor de cruzeiros, portos e destinos para ajudar a preservar sua integridade, seu património cultural e beleza para gerações futuras.

Fonte: Assessoria