Mesmo com a atual crise que afetou o mundo inteiro, a América Latina será o principal destino de investimento das empresas espanholas em 2009. Segundo uma pesquisa elaborada pela IE Business School e pela consultoria de relações públicas Gavin Anderson & Company com as empresas da Ibex35, os investidores espanhóis vêem grande vantagem expandir seus negócios no mercado Latino.
A grande revelação deste estudo foi a ascensão do México como mercado mais atraente, cerca de 75% dos entrevistados revelaram interesse em aumentar sua presença no País. Em seguida estão o Brasil e o Chile, com 65% de respostas positivas cada um. Na pesquisa do ano anterior, o Chile liderava o grupo.
Os países classificados menos atrativos para investimentos são Bolívia e Equador, com 25% de empresas interessadas. Em último lugar está o Uruguai com apenas 20%.
Vantagens e desvantagens
A maior vantagem competitiva apontada pela pesquisa é o mercado interno. Cerca de 70% dos entrevistados consideram o mercado interno latino como um diferencial na escolha do investimento, seguido pela abundância de matéria prima, 55%.
O principal ponto fraco apontado é a qualificação de mão-de-obra. Apenas 10% dos entrevistados consideram a mão de obra adequada. Além disso, a competitividade também é apontada como ponto fraco, com apenas 10% das opiniões.
Tendências
A pesquisa apontou opiniões muito favoráveis sobre o futuro do Brasil, México e Colômbia. O Brasil apresenta os resultados mais positivos em relação à evolução econômica no próximo ano. Das 20 empresas entrevistadas, 33% delas acreditam que o país terá uma evolução muito boa; 61% que será boa e apenas 6% apostam em uma evolução regular.
Além disso, São Paulo e Santiago foram consideradas as melhores cidades para concentrar os investimentos espanhóis na América Latina. Santiago tem 34% da preferência dos empresários enquanto São Paulo detém 32%.
Embora os dados de investimento sejam favoráveis, 95% dos entrevistados acreditam que a crise financeira irá impactar o mercado e o crescimento nestas regiões durante os próximos anos. A crise é o principal fator de insegurança constatado neste ano em relação aos investimentos. Nos anos anteriores, a principal preocupação era a instabilidade política destes países. Mas mesmo assim, a América Latina é o melhor lugar para se investir para os empresários espanhóis. (VB)
Comentários