Em eventos internacionais nós já ganhamos a Copa! Mas não se iludam, não foi fácil. Essa conquista foi resultado de um trabalho de equipe entre vários players. Só com o esforço e a união do trade iguaçuense foi possível atingir esse patamar. O trabalho integrado do Iguassu Convention & Visitors Bureau - ICVB, com seus parceiros de Itaipu, da SMTUR e COMTUR, entre outros, é que proporcionou essa vitória num campeonato tão competitivo. Mas tem mais. É preciso destacar que Foz ainda apresenta alguns entraves à sua consolidação definitiva como destino de eventos. O principal deles é a malha aérea ainda pobre e ineficiente. As companhias aéreas, na ausência de mais concorrência e com a ocupação em alta devido ao grande fluxo do turismo de lazer, elevam os preços a níveis, por vezes, proibitivos, prejudicando nossa competitividade nos processos de captação e defesa de candidaturas. Precisamos levar em conta também, que, por ser um destino consagrado de lazer e natureza, Foz do Iguaçu só há bem pouco tempo decidiu apostar profissionalmente no segmento de eventos associativos. A tradição sempre foi a de destino de lazer, e o próprio ICVB ressentia-se da falta de uma política clara de apoio à captação de eventos. Com a renovação da diretoria e da equipe técnica, e a contratação de profissionais especializados, a entidade resolveu apostar no segmento e definiu critérios claros para o setor. É evidente que o resultado verificado no ranking de 2013 ainda não reflete completamente esse ajuste de rumo. Como disse antes, esse honroso terceiro lugar é fruto do trabalho persistente dos últimos anos, e, um triunfo a muitas mãos. Entretanto, estar nessa posição num "campeonato" tão importante é mais que um estímulo para que façamos cada vez mais e melhor.
Em 2014, por exemplo, por conta da nova política de apoio já captamos 11 eventos apenas nos primeiros quatro meses. Mesmo com a esperada desaceleração do setor por conta da Copa e das eleições, que pressupõe um ano atípico, devemos encerrar o exercício com números mais robustos do que no ano passado. Mas nossa aposta é a partir de 2015. Vamos aproveitar 2014 par treinar o time, testar processos, capacitar técnicos e acelerar as turbinas para uma decolagem segura e constante a partir do ano que vem.
A importância do ranking ICCA, como sempre disse, é relativa. Não podemos nos deixar impressionar por ele, pois estamos falando, no nosso caso específico, de 15 eventos num ano em que o ICVB trabalhou mais de 60. O ranking é apenas referencial e não reflete o trabalho executado pela entidade em todos os segmentos. Entretanto, como ainda não há um ranking nacional (o que é uma lástima), somos obrigados a agarrar-nos a esse como um náufrago agarra a tábua de salvação. Mas não há nada de errado em dar destaque a uma posição que permite que comparemos nossos resultados com os de nossos principais concorrentes. Os critérios foram os mesmos, as oportunidades também. Assumimos assim nosso orgulho por estar em lugar de destaque nesse indicador, embora esse sentimento não sirva de desculpa para nos desviar dos objetivos maiores. Não importa se em 2014 vamos manter o terceiro lugar. Isso, para nós, tem importância relativa. O que importa, isso sim, é que Foz do Iguaçu está de fato empenhada em ser uma excelente alternativa aos grandes centros para a realização de eventos de sucesso. Temos atrativos únicos no mundo, parque hoteleiro modernos e bem dimensionado (acaba de ser anunciada a construção do maior hotel da América Latina, com 960 apartamentos), temos serviços qualificados e um CVB competente, ativo e com uma diretoria antenada com os novos tempos. O resultado só pode ser positivo nos próximos anos. Só falta agora o mercado perceber que a Foz do Iguaçu de hoje, tanto em lazer quanto em eventos, vai muito além do pacote de três dias. Já somos o Destino do Mundo, mas queremos ser também o Destino do Brasil.
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