Jogo de Brasil e França em POA serve de teste para a Copa do Mundo

A ação fez parte da operação conjunta realizada pela Prefeitura de Porto Alegre para o evento esportivo.



Os Centros de Informação Turística (CITs) da Secretaria Municipal de Turismo instalados no Aeroporto Internacional Salgado Filho e no Centro Histórico ofereceram atendimento em francês desde a última sexta-feira, 7, por conta da expectativa de fluxo de visitantes franceses para o jogo amistoso entre as seleções de Brasil e França, que aconteceu neste domingo, 9, na Arena do Grêmio. A ação fez parte da operação conjunta realizada pela Prefeitura de Porto Alegre para o evento esportivo.

Três estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-alunas da Aliança Francesa, com fluência no idioma, auxiliaram a equipe de sete orientadores turísticos que atendem nos dois CITs na prestação de informações turísticas. Para facilitar a identificação do serviço pelos visitantes, as atendentes utilizaram camisetas com a inscrição Besoin d’aide? (“Precisa de ajuda?”).

No CIT do Aeroporto, o atendimento em francês esteve concentrado no entorno do setor de desembarque na sexta-feira e sábado, 8, das 8h30 às 21h30. Já no domingo, 9, o serviço foi oferecido das 8h30 às 15h. No CIT Centro Histórico, localizado no térreo do Mercado Público, o atendimento ocorreu, nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Nos outros três CITs (Mercado do Bom Fim, Usina do Gasômetro e o localizado na Central Linha Turismo) os visitantes encontram orientadores turísticos capacitados nos idiomas inglês e espanhol. Até domingo, 15 orientadores turísticos atuaram no atendimento a visitantes nos cinco CITs. A Secretaria Municipal de Turismo também participou da divulgação da Capital como sede da Copa do Mundo 2014 principalmente junto à imprensa internacional, em ação organizada pela Comunicação Social da prefeitura.

Segurança pública 

A movimentação de torcedores e o evento foram acompanhados pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O jogo será o 18º evento realizado no novo estádio e vai consolidar a parceria da administração municipal e da Brigada Militar. Na sexta-feira, 7, Fortunati coordenou a reunião que finalizou o planejamento,  envolvendo mais de mil agentes - sendo 450 da prefeitura - das áreas de Mobilidade Urbana, Segurança, Saúde, Fiscalização e Turismo. 

Com o objetivo de integrar os diferentes níveis de governo e serviços envolvidos em grandes eventos e garantir o compartilhamento de informações e o atendimento de qualidade à população, a operação envolveu também a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros e a Arena. Considerado o primeiro teste da Capital para a Copa do Mundo de 2014, o evento deve reunir cerca de 70 mil pessoas no entorno.

O prefeito destacou a união de esforços entre os governos municipal e estadual para a realização do  evento. “Estamos nos empenhando ao máximo para oferecer ao público um bom espetáculo e mostrar que Porto Alegre tem todas as condições de sediar uma Copa do Mundo. Vamos oferecer ao torcedor e ao turista toda a segurança para aproveitar o jogo e conhecer a nossa cidade”, afirmou.

O coordenador do Ceic, Airton Costa, destacou o trabalho de acompanhamento do jogo, diretamente das 630 câmeras que compõe o centro, sendo que sete estiveram diretamente ligadas ao entorno do estádio e três foram instaladas desde a inauguração. “Este é um evento de toda a cidade e estamos preparados para colocar em prática todo o nosso planejamento e, frente a qualquer emergência, dar a pronta-resposta necessária”, disse.

Corredor de Emergência

A principal novidade para o jogo foi a implantação de um corredor de emergência na Voluntários da Pátria para deslocamentos de agentes de Segurança e Trânsito, assim como ambulâncias. Foram definidas três rotas de socorro, para o Hospital de Pronto Socorro e Cristo Redentor, no atendimento do público, e o Hospital Mãe de Deus, local escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na assistência às seleções e comissões técnicas.

A Brigada Militar contou com 600 policiais na segurança do entorno e região central, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalhou na sinalização e instalação de placas de orientação, contando com mais de 200 agentes e mobilizando duas linhas extras de ônibus, 30 carros, e 350 táxis para atender ao público. A Guarda Municipal atuou com 30 agentes e 10 motos, fiscalizando principalmente as nove praças da região. 

Agentes da secretaria de Produção, Indústria e Comércio (Smic) fiscalizaram o comércio irregular de bebidas e alimentos, e 14 agentes do Procon acompanharam as operações na Arena, como bilheteria e lancherias, divulgando ainda o Estatuto do Torcedor. Respeitando a fiscalização vigente, ficou proibido a venda de bebidas alcoólicas no estádio e, no entorno, liberada apenas em copos plásticos, ficando vetada a utilização de latas e garrafas de vidro.



Fonte: Setur RS e Secretaria Municipal de Turismo