Datas comemorativas são boas oportunidades para aquecer o comércio, e o Dia dos Pais abre o calendário promocional do segundo semestre do ano, além de dar pistas de como serão as campanhas de Black Friday e Natal.
A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informa que a data deve movimentar 7,7 bilhões na economia brasileira, gerando um aumento de cerca de 4,7% em relação a mesma data em 2023. Segundo a Presidente Executiva da AMPRO, HeloÍsa Santana, "Datas comemorativas são oportunidades estratégicas para fidelizar e atrair novos consumidores, por meio de experiências de impacto imediato, gerando percepções memoráveis”.
Há alguns anos as marcas têm apostado em diversidade e representatividade nas campanhas sazonais nesta data. Divisão de responsabilidade na criação dos filhos, cuidados com a casa no cotidiano, famílias não heteronormativas e pais "solo" movimentam a publicidade a criar novas abordagens na comunicação e as marcas a ofertar novas formas para presentear.
Compreender as ativações da marca e reunir ideias inspiradoras ajudam a criar um reconhecimento positivo, alavancando o engajamento. Uma famosa marca de cosméticos, este ano, trouxe para a data, aproveitando o gancho do Campeonato Brasileiro, filmes para a TV, estratégias digitais e ações com influenciadores, discussões sobre o cuidado por meio de histórias de pais e filhos, destacando a importância que o homem deve ter, não só com ele, mas com o outro. O filme é protagonizado pelo atleta Endrick e seu pai, questionando como seria se cuidassem mais um dos outros.
“O desafio de ampliar ainda mais a capacidade das marcas de se relacionarem por meio de experiências diferenciadas e histórias de vida, cria, além do vínculo verdadeiro, uma conexão duradoura. Este ano, uma famosa plataforma de caronas a longa distância, lançou um concurso cultural no Instagram da empresa que irá premiar durante um ano o vencedor com passagens de ônibus gratuitas para o pai e o filho que contarem sua melhor história de viagem. Esse é um exemplo de ação que promove o serviço e oferece uma experiência afetiva, ancorada na data sazonal”, conclui Heloisa Santana.
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