Por muito tempo o marketing cenográfico - preparação de ambientes, como eventos ou lojas para ações de comunicação - funcionou como um pronto-socorro: na hora em que as vendas estagnavam ou que o cliente precisava acelerar seu faturamento.
Ao contrário do que vem acontecendo com alguns segmentos da economia, o marketing cenográfico prevê crescimento nos negócios. O segmento pertence à área de marketing promocional, que ano passado movimentou R$ 27 bilhões no país e gerou um aumento de 17,4%. A estimativa para 2009, da Associação de Marketing Promocional (Ampro) é de um crescimento de dois dígitos, como nos últimos anos.
Especializada na área de cenografia, a Mchecon, dirigida pelo empresário Marcelo Checon, fechou o ano de 2008 com 20 mil m² de estandes construídos e milhares de projetos de cenografia, acumulando um crescimento de 56% em relação a 2008. Esse ano, a empresa já assinou projetos para o Terra, Colgate, Glamurama, Multishow, editora Abril, Axé, Dell, Nespresso, Intel, entre outros.
Segundo o empresário, hoje em dia é fundamental para as empresas o relacionamento e a aproximação com o público alvo. Mais de 80% das decisões do target têm enorme fundamento emocional, que muitas vezes vem do subconsciente. Assim, experiências que relacionam o consumidor com a marca, além de um contato com o produto, acabam por se tornarem mais eficazes, em termos de captação e fidelização de clientes. ”O investimento em marketing cenográfico tende a crescer em um segmento: o ponto – de –venda. Hoje, este tipo de ação representa apenas 10%. “Este ano esperamos crescer 10%”, conta.
(VB)
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