O grupo Lufthansa continua em ascensão com um resultado operacional nos primeiros seis meses de 2008, a empresa aumentou tanto a oferta quanto o faturamento. O grupo melhorou o resultado opercional chegando a 705 milhões de euros, 219 milhões de euros a mais do que no primeiro semestre de 2007.
A SWISS, consolidada recentemente, contribuiu com 157 milhões de euros para esse resultado. O lucro apresentado pelo grupo é de 402 milhões de euros; no mesmo período do ano anterior, o lucro foi de 992 milhões de euros, mas incluía o lucro de 503 milhões de euros obtidos com a venda das cotas-parte da Thomas Cook AG, além do rendimento de 71 milhões de euros da recompra de ações próprias por meio da WAM Acquisition S.A.
"O resultado representa o excelente desempenho diante das enormes exigências circunstanciais. É a recompensa pelo bom trabalho de todos os funcionários, todas as empresas do grupo e da SWISS, além de ser resultado das medidas preventivas de longo prazo", diz Wolfgang Mayrhuber, presidente da Lufthansa, por ocasião da apresentação dos números semestrais.
Todos os segmentos do grupo contribuíram para o aumento do resultado com seus lucros operacionais, em parte até maiores. O segmento de transporte de passageiros registrou resultados recessivos devido ao aumento exorbitante dos custos de combustível e à contenção da demanda.
No segmento logístico, o aumento do faturamento nos primeiros seis meses é nítido, sem contar o melhor resultado operacional. O segmento técnico e de manutenção também cresceu e contribuiu para aumentar do resultado. O segmento de catering manteve o mesmo nível do ano anterior. O segmento de serviços de TI beneficiou-se da gestão de custos.
O presidente da Lufthansa mostrou-se confiante tanto quanto à citada capacidade de reagir objetivamente e agir visando lucros, quanto em relação aos efeitos das medidas de restrição de custos. Diante desse pano de fundo, a Lufthansa mantém sua previsão de dar prosseguimento ao resultado operacional do ano passado no exercício de 2008.
Primeiro semestre de 2008 em números
O faturamento do grupo Lufthansa nos primeiros seis meses de 2008 foi de 12,1 bilhões de euros, 19,5% a mais do que no mesmo período do ano anterior. As receitas do tráfego aumentaram 25,6%, chegando a 9,7 bilhões de euros. Decisivos para tanto foram o aumento do número de passageiros acompanhado de receitas médias mais altas após liqüidação cambial no segmento de transporte de passageiros assim como a consolidação total da SWISS. Ao todo, os rendimentos empresariais aumentaram 19,1% no primeiro semestre de 2008, chegando a 12,9 bilhões de euros.
Os custos operacionais aumentaram para 12,1 bilhões de euros no decorrer do primeiro semestre de 2008, principalmente devido ao aumento do preço do combustível, determinados, por um lado, pelo preço e pela quantidade, e resultantes, por outro, da mudança do grupo de consolidação.
No período analisado, a Lufthansa investiu 1,2 bilhão de euros. Desta soma, 765 milhões de euros foram destinados à ampliação e modernização da frota e 214 milhões de euros usados para a compra de 19% de cotas-parte da JetBlue Airways Corporation em 22 de janeiro de 2008. O fluxo de caixa operacional foi de 1,8 bilhão de euros. No final do primeiro semestre, o grupo registrou liqüidez corrente de 916 milhões de euros.
(JA)
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