Em entrevista exclusiva à Revista Eventos, o presidente mundial da MCI, Roger Tondeur, declarou que “o Brasil é um dos quatro maiores mercados do mundo. Nós temos os Estados Unidos em primeiro lugar; depois o mercado europeu com muita força; a China, puxando a Ásia; e o Brasil vem logo em seguida”, completando “nós estamos construindo a companhia numero um do mundo no campo meetings & events and congresses, e isso naturalmente passa pelo Brasil, em função de sua importância nesse mercado”.
A MCI Brasil não divulga resultados financeiros, mas segundo Juliano Lissoni, diretor-geral da MCI Brasil, a companhia movimentou R$ 30 milhões em 2013, o que representou um aumento de 50% sobre o ano anterior. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de cerca de 200%, a maior parte através de aquisições. "Com a compra, a MCI vai competir no segmento de eventos associativos, uma área em que nossa participação era pequena", afirma Lissoni.
A JZ Brasil é especializada na realização de congressos médicos e concorre num segmento muito pulverizado com uma centena de pequenas empresas disputando um mercado que vem crescendo pouco nos últimos anos. Com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, a JZ tem como concorrentes principais uma dezena de organizadoras de médio porte que atuam em todo país a partir de suas bases em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília, principalmente.
Como parte do acordo, Juarez vai comandar a área de congressos da MCI Brasil, permanecendo a área corporativa sob comando de Juliano Lissoni. “É a oportunidade de transformar uma empresa familiar em uma empresa global. É um aprendizado, uma nova experiência”, disse Juarez.
A negociação demorou seis meses para ser concluída. Na cerimonia do Prêmio Caio, no final do ano, as duas empresas se apresentaram em mesas contiguas, com a presença de seus principais executivos no Brasil, Ricardo Ferreira (Alatur), Juliano Lissoni (MCI) e Juarez Carvalho (JZ), além de Jurriaen Sleijster, vice-presidente executivo da MCI Internacional. Na oportunidade, inclusive, foi realizada uma foto para marcar a parceria que estava se estabelecendo.
Na entrevista exclusiva Roger Tondeur, fundador da MCI, disse “pretender ser a mais relevante no Brasil se não em 2014, pelo menos em 2015”, e para atingir esta meta, Juliano Lissoni diz que a companhia planeja fazer pelo menos mais uma aquisição este ano.
A MCI atua no Brasil há quatro anos. A companhia começou a competir no país por meio de uma joint-venture com a Alatur JTB. No ano passado, o grupo japonês JTB adquiriu 47% de participação na Alatur, dando origem à Alatur JTB. A união das companhias tem como objetivo acelerar o crescimento no país para alcançar a liderança do mercado de viagens e eventos corporativos, que tem como maior empresa do setor a franco-americana Carlson Wagonlit Travel (CWT).
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