O setor farmacêutico foi tema de evento realizado pelo capítulo brasileiro do MPI Meeting Professional International que aconteceu nesta terça-feira (8), no WTC Hotel, em São Paulo.
Adélia Franceschini, diretor da Franceschini Análise de Mercado, trouxe o resultado de uma pesquisa inédita sobre os eventos realizados pelo setor farmacêutico. A pesquisa aponta que 55% dos eventos são focados nas seis especialidades de maior projeção da área médica: ginecologia, cardiologia, pediatria, oncologia, otorrino e psiquiatria.
Segundo a pesquisa, no Brasil são realizados aproximadamente sete mil eventos na área farmacêutica. Para Adélia Franceschini a principal preocupação dos entrevistados é ter bons resultados na operação e organização do evento. "Nestes sete mil eventos que são realizados anualmente no país, são gastos R$ 320,00 em média para cada um dos 300 mil congressistas; R$ 2.300,00 para cada um dos 32 mil colaboradores; R$ 3.600,00 para os 10 mil propagandistas e R$ 3 640,00 para os mais de 1.000 formadores de opinião. Ao todo são contabilizados dois eventos a cada três dias; onde a principal preocupação dos entrevistados é ter uma boa organização atendendo tanto clientes, como fornecedores", ressaltando que estes números indicam que o setor farmacêutico despende R$ 52 milhões por ano com eventos.
A pesquisa revelou que a indústria farmacêutica prefere contratar organizadoras de eventos, 67% para execução dos trabalhos e apenas 33% para o seu planejamento; enquanto realização de serviços, 77% são contratadas para seu planejamento e apenas 8% para determinação do local do evento. Segundo Adélia Franceschini, estes dados indicam que “as organizadoras ainda não conquistaram a confiança de seus contratantes”.
A pesquisa também aponta que a grande parte dos locais escolhidos para sediar eventos são hotéis, que ficam com a porcentagem de 40%; espaços para eventos 32%; resorts 27%; centros de convenções 24%; restaurantes 22%, sendo 6% realizados na própria empresa. O número também aponta que o setor farmacêutico dividem-se em: 31% eventos nacionais; 20% eventos regionais e 18% eventos internacionais.
A diretora da Franceschini menciona que a pesquisa serve como oportunidade do mercado farmacêutico relacionar-se e ampliar seu leque de negócios.
Comentários