MTur comemora Dia Mundial do Turismo

Consultor internacional faz palestra e defende a inovação como agente de competitividade e de mudanças no setor

Angelo Diaz
Como criar destinos sustentáveis e inteligentes: este foi o tema da palestra ministrada nesta quinta-feira (27), em Brasília, pelo consultor na área de turismo Ángel Díaz, convidado para as comemorações do Dia Mundial do Turismo. O especialista falou das transformações ocorridas no mundo nos últimos 40 anos e disse que hoje a inovação é o caminho para o desenvolvimento da atividade turística.

“Só temos um caminho: fomentar a inovação como agente de competitividade e de mudança no setor de turismo”, disse Díaz para uma plateia composta pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, autoridades, servidores e convidados do Ministério do Turismo. Segundo ele, inovação “é fazer com que o turismo seja mais competitivo de forma continuada.”.

Angel Díaz sustentou que a evolução tecnológica e o aumento do número de viajantes em todo mundo têm tido impacto cada vez maior no turismo e exigem novos modelos de desenvolvimento. Eles devem levar em conta a mudança de perfil do consumidor que hoje, por exemplo, tem a internet como sua principal fonte de informação. “Se houve mudança no que o turista quer, a forma como ele busca informação também.”

O consultor comentou o objetivo do MTur de colocar o Brasil entre as três maiores economias do turismo até 2020. Considerou “ambiciosas” as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que está em fase de elaboração, e disse que o país tem um enorme desafio pela frente, e também uma grande oportunidade, com a realização dos eventos esportivos internacionais. “Os grandes eventos têm que consolidar o turismo, fomentar seu crescimento e posicionar o Brasil como destino líder”, avaliou.

Angel Díaz é autor do livro “Landware". Território e tecnologia, criação de valores e geradores de competitividades no turismo”. Ele é presidente da Advanced Leisure Services Consultoria. Tem trabalhado com o setor público e privado para discutir a consolidação de destinos capazes de conjugar desenvolvimento e planejamento territorial com a incorporação de tecnologias sustentáveis.

Fonte: MTUR