O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa nesta terça-feira (13) da cerimônia de entrega das novas obras que passam a integrar o acervo do Museu Nacional de Belas Artes. São sete retratos da família Ferrez, sobrenome importante, relacionado às artes plásticas brasileiras do século XIX.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Cultura, investiu R$ 450 mil para a aquisição das obras. Os recursos fazem parte do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, lançado pelas duas pastas em agosto de 2008.
O evento ocorre no dia em que o Museu Nacional de Belas Artes completa 72 anos.A apresentação das obras será realizada às 16h, no próprio museu. Além de Luiz Barretto, participam da cerimônia o ministro interno da Cultura, José do Nascimento Junior, e com a diretora do Museu, Mônica Xexéo. Na ocasião, também será apresentado o bilhete da Loteria Federal em comemoração ao aniversário da instituição.
O grupo de obras é formado por uma tela de Augusto Muller retratando Alexandrine, a esposa de Zepherin Ferrez; dois retratos produzidos por Henri Langerock, representando Julio e Luciano (filhos de Zephérin) quando crianças; e um retrato de Julio Ferrez pintado por Belmiro de Almeida; além de duas pinturas representando Zephérin Ferrez e esposa. Há também um busto em gesso de Honorato Manuel de Lima retratando o escultor Marc Ferrez, integrante da Missão Artística Francesa e que era tio do fotografo Marc Ferrez.
(JA)
Comentários