MTur qualifica gestores de políticas públicas do turismo com curso a distância

Para capacitar os gestores das prefeituras, governos estaduais e do terceiro setor, o Ministério do Turismo abriu inscrições para o curso de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo. As inscrições são gratuitas para as três mil vagas oferecidas e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, no site. 

Promovido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o curso será ministrado a distância, com carga horária de 80 horas/aula. O apoio aos alunos será dado por tutores e monitores, alunos de cursos de mestrado e doutorado em Turismo da UFSC. Além do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, o curso terá material impresso.

Esse será o segundo curso dos três previstos no Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo. Lançado pelo MTur em abril de 2008, o programa terá duração de um ano e meio e prevê um investimento total de R$ 3 milhões na realização de três cursos. O primeiro- Implementação do Programa de Regionalização do Turismo- terminou em novembro.

"Queremos compartilhar conceitos, diretrizes e prioridades estratégicas do Ministério do Turismo com nossos principais parceiros do setor público e do terceiro setor, de modo a orientá-los na formatação de projetos voltados ao desenvolvimento do turismo",explica o coordenador geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão.

Os alunos que apresentarem os trabalhos finais até 90 dias depois do encerramento das aulas e forem aprovados receberão o certificado de conclusão do curso de extensão da UFSC. "Para 2009, pretendemos ampliar os investimentos na qualificação profissional", diz a diretora de Qualificação e Certificação e de Produção Associada do MTur, Regina Cavalcanti.

(JA)