Gramado, colonizada por italianos, alemães e portugueses, valoriza sua origem e busca manter e contar sua história para a comunidade e visitantes. Para engrandecer ainda mais esta trajetória, a Administração Municipal construiu a Praça das Etnias, no coração da cidade. Nela, a comunidade e turistas encontram um lugar para sentar e comprar produtos coloniais. E ainda podem fazer um passeio de Agroturismo.
Aqueles que apreciam história, uma visita ao Memorial da Casa Italiana é válido. Inaugurado em 15 de junho de 2013, conta com dois andares, um feito em madeira e outro em pedra maciça, onde foi instalado um acervo de itens utilizados pelos colonos italianos.
A casa, construída no interior de Gramado em 1937 por Claudino e Angélica Peteffi, foi transportada ao Centro do município para constituir uma homenagem à cultura italiana. Criou-se a exata réplica do interior de uma residência, desde móveis e utensílios, até livros e fotografias, do período de colonização de Gramado, por volta de 1900.
Uma parceria entre Administração Municipal e Círcolo Trentino de Gramado, além do apoio de Diolinda Valentini, culminou na criação do Memorial da Casa Italiana. “Temos orgulho de nossa origem. A Praça das Etnias enaltece a importância de alemães, italianos e portugueses, os responsáveis pela colonização de Gramado. Estamos trabalhando para resguardar nossas origens e valorizar a cultura gramadense”, destaca o Prefeito Nestor Tissot.
Comentários