Mercado Público de Porto Alegre é destruído por incêndio

O fogo iniciou por volta das 20h30. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 22h30 e depois trabalharam no rescaldo. As pessoas que estavam no local conseguiram sair rapidamente.



Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Público de Porto Alegre na noite deste último sábado (6). O fogo iniciou por volta das 20h30. O prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, esteve no local. "É um símbolo da nossa cidade que está sendo destruído. É uma noite muito triste para todos nós", disse. O Mercado Público tem 143 anos. O prefeito José Fortunati afirmou que vai aproveitar uma visita já agendada na segunda-feira (8), para conversar pessoalmente com a presidente Dilma Rousseff sobre liberação de verba federal para reconstrução do prédio histórico. 

A proposta é que o projeto de recuperação seja incluído no PAC Cidades Históricas, que já tem a participação de Porto Alegre.

Neste domingo, 7, a partir das 9h, equipes da Prefeitura de Porto Alegre, dos Bombeiros e da Associação dos Permissionários do Mercado Público, junto com autoridades de segurança, farão uma vistoria no local do incêndio. O objetivo é avaliar os prejuízos e as proporções do incêndio, já projetando na reconstrução do local.

Desde cedo, o prefeito José Fortunati acompanhou o trabalho dos bombeiros no controle do incêndio. Ele destacou a rapidez com que as chamas se alastraram. “Eu moro perto, quando cheguei ao Mercado Público o incêndio tinha recém começado, mas o fogo se alastrou com muita rapidez. É um prédio tombado, toda a parte superior, tanto telhado como lojas são de madeira, e queima muito fácil. Isso dificultou o trabalho dos bombeiros”, lamentou.



O incêndio - O fogo iniciou por volta das 20h30. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 22h30 e depois trabalharam no rescaldo. As pessoas que estavam no local conseguiram sair rapidamente. Informações preliminares davam conta de que todos os equipamentos de proteção contra incêndio do prédio estavam em dia. 57 extintores teriam sido revisados há 15 dias e as 10 mangueiras substituídas por novas. Os animais vivos de uma agropecuária foram retirados a tempo pelos bombeiros.

Participaram dos trabalhos de combate ao incêndio, isolamento da área e apoio aos bombeiros, equipes da Brigada Militar, Defesa Civil municipal, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio e dos Direitos Animais, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Também acompanharam o prefeito no local o vice prefeito Sebastião Melo, o governador em exercício, Beto Grill, o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o comandante geral da Brigada Militar, Cel. Fábio Fernandes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Duarte.

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979, o Mercado Público sofreu três incêndios (1912, 1976 e 1979) e resistiu à grande enchente de 1941. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público também atua como espaço para manifestações culturais e comunitárias. O Mercado é referência cultural, política, social e econômica do Estado. Possui hoje 111 estabelecimentos, que oferecem produtos regionais, produtos naturais, especiarias e alguns itens que o porto-alegrense só encontra no Mercado Público Central.


Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre