Mercure Nortel terá o primeiro Centro de Eventos com selo ambiental

O Centro de Eventos Nortel, que será construído anexo ao Mercure Nortel, na zona norte de São Paulo, já nasce com o diferencial de construção sustentável. O projeto acaba de receber da Fundação Vanzolini o selo ambiental,atestando a preocupação com a questão ambiental desde a sua concepção.

Trata-se do primeiro certificado ambiental Aqua concedido a um Centro de Eventos instalado em hotéis, e foi entregue no dia 24 de março, na abertura da Feicon 2009 (Feira Internacional da Indústria da Construção), ao empresário Claudio Moyses, diretor da Mori Administração e Participação Ltda, responsável pelo empreendimento.

O processo de certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) tem reconhecimento internacional e foi adaptado à realidade brasileira a partir de um modelo francês pela Fundação Vanzolini.

Para a concessão do selo ambiental, os peritos designados pela Fundação Vanzolini avaliam o projeto sob 14 aspectos, como relação do edifício com seu entorno; canteiro de obras com baixo impacto ambiental; gestão de energia, água e resíduos; conforto acústico, visual e olfativo; qualidade sanitária dos ambientes, do ar e da água, entre outros.

O acompanhamento do projeto do Centro de Eventos Nortel pela fundação prosseguirá até a conclusão da obra. Esse procedimento garante que a obra não atrapalhará o bom funcionamento do Mercure Nortel sob nenhum aspecto.

"Acreditamos que a certificação ambiental do Centro de Eventos Nortel pode servir de exemplo para que outros empresários brasileiros sigam este caminho de empreendimentos sustentáveis e possamos ter um meio ambiente melhor para nós e nossos filhos",diz Claudio Moyses.

A Fundação Vanzolini é membro fundador da Sustainable Building Alliance, representando o Brasil, ao lado do BRE (Inglaterra), CSTB (França), DGNB (Alemanha), VTT (Finlândia) e ITC (Itália).

(JA)