Uma viagem inesquecível aos principais destinos turísticos de Minas Gerais: esse é o convite da Secretaria de estado de Turismo aos visitantes da 36ª edição da ABAV - Feira das Américas, que é realizada no período de 22 a 24 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. O estande mineiro é a réplica de uma Maria-Fumaça do século passado, um dos meios de transporte mais tradicionais do Estado.
A Feira da ABAV é um dos mais expressivos eventos do turismo brasileiro e, este ano, é voltada exclusivamente aos profissionais do segmento. "Estamos em contato com um grande público profissional do setor, como agências e operadores de viagens do Brasil e do exterior, além de empresários do segmento. Apresentaremos destinos e roteiros prontos para comercialização, além de convidarmos para uma viagem pela cultura, natureza, aventura, bem-estar, romance e ruralismo de Minas", afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.
A Estação Minas Gerais
O estande de Minas Gerais foi concebido para despertar no visitante o desejo de vivenciar o Estado, desfrutando dos inúmeros atrativos e aproveitando para fazer negócios, buscar o bem-estar, descansar nas fazendas e cidades históricas, se aventurar nos parques abertos à visitação ou se encantar com as paisagens e o patrimônio histórico e cultural do Estado.
Dentro da Estação Minas há performances musicais, apresentações culturais e degustação de produtos da culinária mineira. Interagindo com os visitantes estão personagens típicos das antigas estações de trens, como o baleiro, o fotógrafo lambe-lambe, o baloeiro e o engraxate. O uniforme da equipe da Setur é adequado ao tema central. "Nosso estande será alegre e diversificado, repleto de cores e sabores, assim como é Minas Gerais", destaca a secretária de Estado de Turismo.
Hoje, é possível fazer passeios de Maria-Fumaça em Minas no trecho que liga São João del-Rei a Tiradentes e também entre Ouro Preto e Mariana. Outros dois passeios são o “Trem das Águas”, de São Lourenço a Soledade de Minas, e o Trem da Mantiqueira, de Passa Quatro a Coronel Fulgêncio, no sul do Estado.
Cultura
Música, dança, artes plásticas, literatura, cinema e teatro dão ritmo e cor aos palcos, ruas e praças de Minas Gerais. Essa diversidade cultural é apresentada durante o evento. Nos três dias de feira, passam pelo estande atrações como os atores mineiros Danton Melo e Mariana Rios; o grupo JK em seresta, de Diamantina; a banda mineira Isoldina e personagens característicos do Estado, como a lendária Dona Beja; Chica da Silva, a escrava que virou rainha, e o tropeiro. Uma das principais novidades do evento é a apresentação da música “Viver Minas”, de autoria do guitarrista da Isoldina, Rafael Araújo, inspirada nas campanhas que a Secretaria de Estado de Turismo vem realizando com foco na atração de visitantes para Minas Gerais.
Além de conhecer os personagens, os visitantes podem ouvir “causos” típicos de várias regiões de Minas Gerais. “Mostramos na ABAV que o turismo do Estado possui variados segmentos, com roteiros competitivos, prontos para o mercado. E, em todos eles, a cultura é um grande diferencial, com reconhecimento dentro e fora do país”, ressalta a secretária Érica Drumond.
Integração para divulgar Minas
Passeando pela plataforma de embarque, o visitante pode conhecer os atrativos dos Circuitos Turísticos Mineiros, divididos por segmentos, de acordo com a política de segmentação da Setur. Apresentado a natureza e aventura de Minas, estão presentes os circuitos Parque Nacional da Serra do Cipó, Grutas, Serras do Ibitipoca, Canastra, Terras Altas da Mantiqueira, Pico da Bandeira e Serras Verdes Sul de Minas; os circuitos do Ouro, Diamantes e Trilha dos Inconfidentes dão destaque para a cultura mineira; a tradição rural, representada pelos circuitos Villas e Fazendas, Verde - Trilha dos Bandeirantes e Lagos, e os circuitos turísticos das Águas e Caminhos Gerais, que apresentam destinos ideais para romance e bem-estar, com as águas minerais e termais.
Em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o estande institucional de Minas, no pavilhão 3, é integrado por: Turismo Solidário, projeto da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN); Sebrae Minas; Associação das Cidades Históricas de Minas; Instituto Estrada Real; Belo Horizonte Convention Bureau; Águas Minerais de Caxambu e Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos Culturais.
Estão presentes na Feira da ABAV órgãos oficiais de turismo, associações, empresas aéreas, operadoras e agências de viagens, operadoras de cruzeiros marítimos, locadoras de veículos, hotéis e empresas jornalísticas.
Área de comercialização
Minas Gerais conta com um estande na Área de Comercialização, no pavilhão 4 da Feira da ABAV. Um grupo de 35 representantes do trade mineiro participa deste espaço, comercializando produtos turísticos mineiros. “Estamos fomentando o aumento no fluxo de visitantes em Minas, incentivando a geração de negócios durante o evento. As empresas e entidades que participam da área de comercialização apresentarão roteiros e destinos competitivos e estruturados para os mercados nacional e internacional”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, que participará do evento.
Participam como parceiros da Setur na Área de Comercialização a Prominas (com os espaços de eventos Expominas e Minascentro); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH MG); Serviço Social do Comércio de Minas (SESC MG); Conventions & Visitors Bureaux de Belo Horizonte, Ouro Preto, Uberlândia, Araxá e Juiz de Fora; Vale; empresas aéreas Copa Airlines, Air Minas, TRIP Linhas Aéreas e American Airlines, além de receptivos mineiros. Os produtos turísticos de bem-estar serão ofertados por resorts e spas de Minas Gerais.
(JA)
Comentários