Ministério do Turismo lança segunda fase de projeto de roteirização

Nesta etapa, a proposta é estruturar novos roteiros integrados nas cinco regiões do país, promovendo incremento dos negócios, maior inclusão social, além do resgate e preservação dos valores culturais e ambientais

O Ministério do Turismo apresenta nos dias 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, o Seminário de Lançamento da 2ª Edição do Projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. A segunda fase contempla novos roteiros turísticos integrando as cinco macrorregiões brasileiras. O projeto é fruto de parceria entre o MTur, Sebrae e Instituto Marca Brasil (IMB).O objetivo da nova etapa é apoiar a produção de roteiros turísticos nos territórios de forma articulada e integrada por meio da formação de redes de cooperação.

Além de promover ações de fortalecimento do mercado, o seminário vai possibilitar a troca de experiências entre os participantes da primeira e da segunda fase do projeto, bem como proporcionar aos novos participantes a apresentação do conceito de Rede de Cooperação. Os participantes terão informações também sobre a metodologia a ser utilizada, o plano operacional e orientações para o início do projeto e articulação dos grupos gestores. Participam do evento, técnicos do Sebrae e entidades oficiais do turismo e interlocutores estaduais do Programa de Regionalização do Turismo.

A proposta é estruturar mais cinco roteiros integrados. Na região Sul, o Roteiro Aparados da Serra, que beneficia Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região Sudeste, um roteiro rodoviário entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No Centro-Oeste, o roteiro Travessia do Pantanal, que ligará Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na região Norte, o Roteiro Internacional Amazonas-Caribe, que vai integrar o estado amazonense, Roraima e Ilhas Margaritas, na Venezuela. Já Pernambuco, Paraíba e Alagoas terão o Roteiro Civilização do Açúcar.

HISTÓRICO - Na primeira edição, o projeto envolveu 130 técnicos de todas as regiões brasileiras, resultando na consolidação de uma grande rede nacional e na estruturação de cinco roteiros: Roteiro Integrado Jericoacoara – Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses; Roteiro Turístico Caminhos da Revolução Acreana; Roteiro Integrado Iguassu Misiones; Roteiro Integrado Estrada Real – Caminho Velho e Roteiro Integrado de Brasília - Chapada dos Veadeiros. Os resultados deste trabalho foram concretizados a partir de um estudo de caso que apresentou as ações realizadas, desafios e destaques do processo de formatação dos roteiros da rede cooperada.

ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA - A roteirização turística é uma das estratégias utilizadas no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil para estruturar, ordenar, qualificar, ampliar e diversificar a oferta turística. É um processo voltado para a construção de parcerias em níveis municipal, regional, estadual, nacional e internacional. A idéia é integrar e fortalecer o compromisso entre os atores envolvidos, o que refletirá no incremento dos negócios nas regiões, maior inclusão social, além do resgate e preservação dos valores culturais e ambientais da região trabalhada. (VB)