Ministro do Turismo divulga números positivos do setor

Nesta terça-feira (17), na sede da Fecomércio, em São Paulo, o Ministro do Turismo Luiz Barretto, durante o Fórum Panrotas-Tendências do Turismo 2009,destaca os bons números do turismo nacional e divulga novos projetos para vencer a crise mundial.

Segundo o ministro o fórum acontece em momento muito oportuno."A crise começou pela potência mundial econômica- os Estados Unidos e avança pela Europa. Já para o Brasil só enxergo um futuro de louvor, pois já passamos por tantas crises que esta será apenas mais uma delas. Os números são positivos, pois só em 2008, tivemos a presença no país de cinco milhões de turistas, uma porcentagem de 16,8% a mais que 2007".

O ministro ressalta, as parcerias entre MTur, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Banco da Amazônia  que disponibilizam R$ 4,3 bilhões em obras de infraestrutura. "O nordeste ocupa a primeira posição com mais de mil projetos, a região sudeste com 800 projetos". Barretto também destaca que o turismo gerou  dois milhões de novos empregos formais em 2008".
 
Copa do Mundo

Para a Copa do Mundo de 2014, o MTur investi R$ 40 milhões,"o Brasil tem melhorado no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, ficando em  2º lugar entre os países da América Latina e primeiro lugar da América do Sul".

"Segundo o ranking da ICCA, o Brasil ocupa a oitava posição entre os países que mais recebem eventos internacionais, com cidades de destaque como São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, e cidades interioranas que se destacam como Campinas (SP) e Ouro Preto (MG)".

Outro relatório citado pelo Ministro foi elaborado pela WTTC-Oxford Economic, onde o país classifica-se como a  14º nação com maior economia do turismo. "O Brasil tem se colocado no cenário mundial, como uma nação de destaque com elevação na economia, e por este motivo nos prognósticos temos de ser firmes em ações internacionais de uma forma pró-ativa. Vamos centrar esforços na promoção do turismo".

"A campanha Brasil Sensacional, será uma alavanca fundamental na divulgação do Brasil nos países sul americanos, como  a Argentina um dos maiores emissores de turistas no Brasil (em 2008, 275 mil turistas argentinos visitaram o Brasil), e outros mercados promissores como Chile e Colômbia". 

"Em janeiro, assinamos contrato com a Fundação Roberto Marinho, onde estamos qualificando 80 mil pessoas, para a Copa de 2014. O Mtur investirá em ações  para garantir um legado positivo para os próximos anos; a Copa será do Brasil e em parceria com a Fundação Getulio Vargas investiremos nos 65 Destinos Indutores (4 destinos por estado)".

Lei Geral do Turismo

O ministro ainda faz um lembrete sobre a importância da Lei Geral do Turismo como um marco regulatório para o setor. "A lei sancionada pelo presidente Lula criou a oportunidade de estabelecer competências para os vários setores da cadeia turística, e estabelece um marco regulatório da atividade dando segurança jurídica", finaliza.