“No Brasil, o Turismo é uma política de Estado”. Com esta frase, o ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, abriu o seminário sobre o Turismo realizado no Palácio San Martín, em Buenos Aires, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita à Argentina na segunda-feira (04). Também participaram do seminário, o secretário de Turismo da Argentina, Enrique Meyer; a presidente da Embratur, Jeanine Pires; o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa; e mais de 300 empresários brasileiros e argentinos.
“O mercado argentino é fundamental para o Brasil”, declarou Barretto. Segundo ele, 19% dos turistas que entram no Brasil, vêm da Argentina. A presidente da Embratur salientou que é necessário aprofundar o trabalho em conjunto entre os dois países, promovendo toda a região e para novos mercados. Um exemplo é o trabalho de promoção que já é realizado no Japão e no Oriente Médio. A intenção é que estes turistas venham para a região e visitem os dois países.
Barretto destacou ainda a janela de oportunidades que será aberta para o Brasil com a realização da Copa do Mundo de 2014. “Esta será uma grande oportunidade para alavancarmos o turismo no Brasil. Mas é preciso estarmos preparados para receber turistas de vários lugares do mundo, principalmente da América do Sul. Por isto vamos investir desde já em infra-estrutura turística e qualificação para melhor recebermos nossos turistas na época da Copa”, afirmou o ministro.
Embratur na Argentina – A Argentina foi escolhida como um dos mercados prioritários para promover o destino Brasil. A cada ano, quase um milhão de turistas vêm ao Brasil conhecer as praias, como Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Natal e Recife. Os argentinos também se interessam por outros destinos, como Cataratas do Iguaçu, Pantanal, São Paulo, Brasília, Ouro Preto e o Amazonas. Divulgar estes destinos é uma das ações prioritárias para o Ministério do Turismo, cujas ações de promoção externa são realizadas pela Embratur.
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