Ministro do Turismo lança campanha na capital peruana

Além do Peru, a campanha será veiculada em outros 11 países considerados prioritários para a promoção internacional do Brasil. A América do Sul tem especial importância na estratégia do governo brasileiro de divulgar o país como destino turístico

A nova campanha publicitária internacional de promoção do Brasil como destino turístico chegou à América do Sul. O lançamento oficial foi feito pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta segunda-feira (20), na Embaixada do Brasil em Lima, e contou com a presença da presidente da EMBRATUR, Jeanine Pires. Estiveram na  solenidade também a ministra peruana do Comércio Exterior e do Turismo, Mercedes Aráoz, e o vice-ministro do Turismo, Pablo López de Romaña.

Ressaltar a diversidade do turismo brasileiro e oferecer ao turista estrangeiro diferentes experiências em uma mesma viagem ao Brasil são os principais objetivos desta campanha que está sendo veiculada em três continentes: América do Sul, América do Norte e Europa.

Em discurso durante o lançamento, o ministro do Turismo destacou que esse é “um momento especial” para lançar a campanha, por se tratar do início de uma nova fase na estratégia de promoção do Brasil como destino turístico no mercado internacional, que vem sendo adotada pelo governo brasileiro desde 2003, com a criação do Ministério do Turismo. E enfatizou a importância que a América do Sul tem nessa nova etapa. “Em primeiro lugar, porque o governo brasileiro busca, em todas as áreas, estreitar as relações comerciais com nossos vizinhos de continentes. Em segundo, porque o fluxo intra-regional nas viagens internacionais é responsável pelo principal volume de turistas que circulam no mundo. E temos a confirmação dessa tendência mundial também no Brasil.”

O lançamento da campanha Brasil Sensacional no Peru se reveste de uma importância especial, uma vez que os governos brasileiro e peruano estão em meio a conversações e reuniões visando não só ao incremento do fluxo turístico entre os dois países mas também à adoção de ações conjuntas para atrair turistas estrangeiros em roteiros integrados.

“O Peru é prioritário para a promoção internacional do Brasil”, enfatizou Luiz Barretto. O Peru foi o país que apresentou em 2007 o maior crescimento na emissão de turistas estrangeiros para o país em termos relativos: mais de 50%, passando de 64 mil visitantes em 2006 para mais de 96 mil no ano passado.

“Queremos muito mais de um parceiro importante como o Peru”, prosseguiu o ministro, enfatizando que os dois países têm muita coisa em comum: as belezas naturais, os esportes radicais e os locais históricos, além de duas das sete novas maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e Macchu Picchu.

AÇÕES CONCRETAS – Uma das primeiras ações que estão sendo estudadas pelos governos brasileiros e peruando é a adoção de um roteiro integrado na Região Amazônica, ligando Manaus a Rio Branco e Cuzco, nos Andes. Além disso, a construção, já em andamento, da rodovia ligando a capital do Acre a Lima, permitirá uma ligação direta com o Pacífico, o que terá importância fundamental para o desenvolvimento do turismo entre os dois países e também para o incremento das relações comerciais.

Outras ações em andamento são a ampliação e a diversificação de opções de ligações aéreas. Este trabalho de integração também exigirá a necessidade de qualificação profissional e preparação de destinos, produtos e serviços no Brasil e no Peru.

O ministro Luiz Barretto destacou ainda o fato de que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014, o que deverá ampliar a visibilidade do país como destino turístico e, conseqüentemente, atrair milhões de turistas. Além disso, existe a possibilidade de o Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016. Segundo ele, estes não são eventos apenas brasileiros, e sua realização precisa ser aproveitada por toda a América do Sul. “Quero que vocês, peruanos, se sintam também um pouco anfitriões desses grandes eventos”, disse o ministro.

SOBRE A CAMPANHA - A campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada no mês passado em Nova York e em Londres, está sendo veiculada nos países considerados prioritários para a promoção internacional do país: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Holanda e Itália. Em cada um deles a campanha será adaptada de acordo com o perfil de preferência e as características do turista.

 A principal mensagem da campanha é o fato de que o turista estrangeiro que visitar o Brasil pode desfrutar de natureza e conforto, história e modernidade, cultura e turismo de aventura, além de sol e praia o ano inteiro. O visitante de outros países também pode fazer negócios, participar de eventos e ainda aproveitar a ocasião da viagem para desfrutar de uma rica agenda cultural bem perto dos grandes centros financeiros e econômicos do país. Isso tudo aliado a uma hospitalidade bem peculiar, marcada pela alegria e pela generosidade do povo brasileiro.

As peças combinam cenários turísticos em pares: um já conhecido internacionalmente e outro pouco conhecido pela maior parte dos estrangeiros. A campanha será veiculada em jornais, revistas, emissoras de TV, transporte público, outdoors e, principalmente, na internet. (VB)