O ministro do Turismo, Luiz Barretto, conheceu nesta terça-feira (4) os preparativos que o Paraná realiza com o objetivo de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A comitiva estadual, composta por 21 pessoas e liderada pelo governador em exercício, Orlando Pessuti, esteve no Ministério do Turismo e apresentou um breve histórico das ações. “Fomos o primeiro estado a entregar o termo de compromisso para a Confederação Brasileira de Futebol [CBF] e estamos cumprindo todos os outros prazos estabelecidos”, disse Pessuti.
Barretto lembrou que a escolha cabe exclusivamente à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e à CBF. “Mas Curitiba [capital do Paraná] tem todas as condições de sediar a Copa, assim como todas as outras 17 cidades candidatas”, avaliou.
De acordo com o governador em exercício, para a realização dos jogos serão necessários investimentos em infra-estrutura na capital paranaense. “O governo do estado e a prefeitura de Curitiba vão fazer a sua parte, mas também precisamos que o governo federal nos ajude”, disse Pessuti.
Segundo Barretto, o governo federal aguarda apenas a definição das dez ou doze cidades-sede para que seja anunciado um plano de investimentos para a Copa. “Além disso, o Ministério do Turismo realizou um estudo com os 65 principais destinos indutores do turismo no país. Entre eles, estão as 18 cidades candidatas a receber jogos. Quando forem definidas, já saberemos onde precisamos investir”.
Prodetur Nacional - O ministro informou que a carta consulta do Paraná para receber investimentos do Prodetur Nacional deve ser aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) em dezembro. “O estado terá US$ 100 milhões financiados pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] para aplicar em infra-estrutura turística. E o governo federal ajudará na contrapartida”, destacou Barretto.
O ministro também incentivou o Congresso Nacional a propor emendas Orçamento Geral da União para o turismo. “O prazo para apresentação de emendas é dos dias 6 a 14 de novembro. É importante que deputados e senadores incluam emendas para infra-estrutura turística, promoção e qualificação, já prevendo a realização da Copa de 2014 no Brasil”. (VB)
Comentários