Momentum Brasil conquista novos clientes e cresce 20% em seis meses

Agência de Marketing Promocional apresenta saldos positivos oriundos do trabalho da nova gestão. Evento contou com a participação do presidente mundial da empresa, Chris Weil

Quando assumiu a presidência da Momentum no Brasil, em outubro de 2007, José Boralli (foto/direita)tinha um desafio: estabilizar o crescimento da agência para obter, em um prazo de dois anos, um retorno financeiro adequado. Em seis meses de gestão as metas não foram cumpridas. Foram superadas. A empresa aumentou em 20% sua receita, teve 100% de retenção de clientes e passou a prestar serviço à novos grandes grupos, como Listerine para a J&J, Miss Daisy e Qualy para Sadia, Plus Vita para Bimbo, Brastemp, MasterCard, Olympus, Mandalah e Mattel.

“É como se não tivéssemos parado de trabalhar e tudo tivesse sido alcançado em um único e longo dia”, conta Boralli durante coletiva realizada nesta terça-feira (06/05), na sede do grupo no Brasil, em São Paulo. O evento, cujo objetivo era apresentar à imprensa dados passados e projetos futuros, contou também com as presenças do presidente mundial da Momentum, Chris Weil (foto/esquerda), do diretor nacional de criação, Danilo Martins, dentre outros membros da empresa.

A Momentum Brasil sedia também, nesta semana, uma reunião global com os principais executivos, gerentes e diretores de criação, vindos dos mercados mais promissores da agência no mundo, a exemplo dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão, Índia, Austrália, Reino Unido, China e Suécia.

Durante coletiva, Chris Weil lembrou dos primeiros anos de vida da empresa. “Começamos com dois escritórios e cinqüenta funcionários. Hoje, depois de 10 anos, somos líder de mercado. Temos mais de 2 mil profissionais espalhados por  mais de cinqüenta países”, ressalta. O segredo para o sucesso, segundo ele, é trabalhar o ambiente físico e digital, fórmula que deu origem ao conceito Phygital, uma das linhas de trabalho da empresa. “O que fazemos é engajar o consumidor no espaço digital e conduzi-lo ao espaço físico, para alongar o relacionamento com o público. Esse é o futuro do marketing”, explica.

Reformas

Dos carpetes aos computadores. Como forma de expansão e reciclagem, tudo foi reformado na sede da agência no Brasil. Os investimentos vêm de todos os lados.

Um novo parque de computadores foi instalado. Cursos de capacitação e inglês estão sendo oferecidos para os funcionários, e um programa de intercambio entres os profissionais da empresa está sendo estudado. Segundo Borali, com as mudanças a Momentum Brasil se insere no padrão internacional do grupo. “Estamos prontos para atuar como as principais ramificações da empresa espalhadas pelo mundo”, completa.

Sobre a Momentum

A Momentum Brasil é a sede da Momentum Worldwide na América do Sul, a primeira e única agência global de marketing Phygital. A empresa especializou-se em estabelecer um envolvimento da marca com o consumidor fazendo uma conexão entre o mundo físico com o digital através de eventos e patrocínios, criação de contéudo na internet, entretenimento, música, social networking, marketing de varejo e promocional. Em outubro do ano passado passou por reformulações, depois que a Momentum Worldwide adquiriu as ações da operação brasileira, até então denominada Sight Momentum. Foi nesse momento que José Borali assumiu a presidência do grupo. Atualmente a empresa possui cerca de 25 clientes no Brasil, entre os principais estão a General Motors, J&J, Nestlé, Intel, Nokia, Microsoft, Bradesco e Wyeth.