No encontro, foi debatida a possibilidade da realização do Road Show Soccerex no RS, evento que contaria com a participação de dez delegações de países e os 11 CTS. A principal meta é a aproximação entre cidades e seleções. A reunião foi realizada com representantes de Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul (2 Centros), Farroupilha, Gramado, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo e Viamão.
"O Governo do Estado é parceiro dos municípios para prospectar seleções, pois se uma seleção se hospedar em uma cidade gaúcha, todo o Estado ganha com a visibilidade, ou seja a vinda de turistas e jornalistas que acompanham essa delegação", destacou Kalil Sehbe.
Maurício Santos lembrou que qualquer seleção que estiver na Copa pode se hospedar no RS, mesmo que se ela não possua jogos em Porto Alegre. O encontro também contou com a participação do chefe de gabinete do Ministério do Esporte, João Luiz dos Santos, que destacou que os benefícios de receber uma delegação vão além do período do megaevento da Fifa. "Os locais vão ser mostrados para outros países e essa exposição na mídia vai possibilitar que as cidades recebam muitas visitas de turistas depois do evento", salientou.
Pró-atividade dos municípios
Além de ações conjuntas, a reunião também abordou as atividades que já vem sendo desenvolvidas por cada um dos municípios. Uma comitiva de Gramado, por exemplo, irá contatar algumas delegações pessoalmente. Conforme o diretor de Esportes da prefeitura, Paulo Machado, em julho, a comitiva visitará 17 países na Europa e seis na América do Sul.
Comentários