De acordo com os organizadores, o crescimento do número de expositores, entre a primeira e a segunda edição do Festival foi visível. “Tivemos um aumento em relação ao ano passado de quase 50%. Em 2011, contávamos com 70 expositores e este ano quase 140. Hoje temos caravanas de todo o Nordeste e de outros estados do Brasil, operadores de turismo da Espanha, Argentina e do Consulado dos Estados Unidos no Nordeste”, conta Bruno Mesquita, organizador do evento, confirmando que a próxima edição acontece nos dias 27 e 28 de setembro de 2013.
Com o crescimento do número de expositores, os empreendimentos turísticos apostam em inovações para atrair a atenção dos agentes de viagens. Além de apresentar novidades em sua estrutura e serviços, como a inauguração do kids club e a ampliação do Centro de Convenções, o Mussulo trouxe para o Festival deste ano a divulgação do pacote para a noite de Réveillon a partir de uma estratégia diferenciada: a caracterização de funcionários como deuses do Olimpo, remetendo à temática da festa deste ano. A ação chamou a atenção dos visitantes e autoridades políticas, incluindo o governador Ricardo Coutinho e a presidente da PBTur, Ruth Avelino (foto).
De acordo com a gerente geral do Mussulo by Mantra, Margareth Ausier, o Festival tem ganhado notoriedade em nível nacional e tem sido importante para a Paraíba no sentido de divulgar o destino.“Estamos acompanhando cada edição, acreditando que este é um evento que está se fortalecendo a cada ano. Temos poucas ações neste sentido no Nordeste, principalmente na Paraíba. Não poderíamos ficar de fora porque o Mussulo tem a preocupação de ser parceiro e divulgador do destino junto com o trade local e os órgãos de turismo”, conta.
Em seu discurso, que marcou a abertura oficial do Festival, o governador Ricardo Coutinho afirmou que está se abrindo para a Paraíba uma nova lógica de crescimento turístico, exigindo um nível de profissionalismo crescente. “O turista tem que se apaixonar e ser fidelizado, voltar muitas vezes, e uma das coisas que fideliza o turista é o atendimento. Esse é um esforço que não pertence só ao Estado, mas a toda a cadeira produtiva do turismo”, afirmou.
Para Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o evento é uma grande oportunidade para o turismo local, pois “além de trazer os agentes de viagens de outros estados, que vêm conhecer os produtos dos nossos expositores, eles vivenciam a Paraíba, conhecem o que a gente tem de melhor e conseguem depois vender para seus clientes com muito mais propriedade o destino Paraíba, João Pessoa e, em especial, a costa do Conde, que tem se destacado”, conta.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), José Inácio Pereira Júnior, aposta na expansão gradual do evento, conquistando a participação de agentes oriundos de outras regiões do Brasil. “Hoje temos aqui uma quantidade grande de agentes do Nordeste e, para a ABIH-PB, o pensamento é que este evento cresça mais ainda, que o ano que vem tenhamos ainda mais agentes de viagens e do país inteiro”, disse.
Lula Lucena, ex presidente da ABAV-PB, atribui o balanço positivo ao trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido para garantir a realização do evento: “Estou vendo que realmente a cada ano o pessoal está se aprimorando. Nada melhor do que a união, porque na hora que você une todo o trade com o poder do município e o poder estadual então a coisa realmente começa a fluir.”
Outros parceiros, como o João Pessoa Convention Bureau, do qual Elizia Lopes é a presidente, já enxergam um amadurecimento do Festival, que está se consolidando e tornando-se parte do calendário de eventos turístico da Paraíba. “Este espaço aqui faz acreditar que agora a gente pode crescer sustentavelmente. Temos certeza que os expositores que acreditaram, como o Mussulo, por exemplo, um de nossos parceiros da rede hoteleira, pelo evento de hoje, vão ver que podem investir no Festival, que este vai ser um disseminador do nosso turismo, da nossa estrutura, do que a gente tem para oferecer e para mostrar”, concluiu.
Registrando em média 38% de sua hospedagem de pessoas oriundas de Natal, e sendo Recife também uma cidade emissora bastante representativa para o Mussulo Resort, o gerente de vendas, Jairo Oliveira explica que a participação no Festival foi importante na primeira edição, por reunir operadores e agentes de viagens especialmente do Nordeste, mas, diante de todo o trabalho feito pela organização, como a divulgação em nível nacional e a mudança para o novo Centro de Convenções de João Pessoa, surge a perspectiva de que os produtos turísticos paraibanos sejam cada vez mais conhecido em estados de outras regiões do Brasil.
www.mussulobymantra.com.br
Comentários