NESCAU conquista prêmio no Cannes Lions com filme “Meninas Fortes”

Primeiro case brasileiro premiado na categoria ‘Glass’, o filme criado pela Ogilvy Brasil mostra como o esporte pode empoderar meninas e fortalecer sua confiança.

Nescau, por meio de sua campanha “Meninas Fortes”, criada pela Ogilvy Brasil, recebeu reconhecimento inédito no 64º Cannes Lions 2017, o maior evento de premiação internacional de criatividade. Pela primeira vez na história da marca, Nescau conquista um Leão, de Bronze, no Festival. A categoria ‘Glass: The Lion for Change’, a qual o filme foi indicado, foi criada na edição de 2015 e engloba trabalhos e ideias focados na conscientização da sociedade sobre desigualdade e injustiça de gênero. O case de Nescau é o primeiro vencedor brasileiro da categoria, que contemplava apenas mais um trabalho nacional entre os finalistas deste ano.

A ideia central da premiada campanha “Meninas Fortes” é convidar as pessoas a refletirem sobre a importância do esporte no desenvolvimento das meninas e seu papel na preparação para os desafios da vida adulta. O objetivo do filme é mostrar que o esporte transforma meninas em mulheres fortes e confiantes, assim como os homens.

Criada pela Ogilvy Brasil, o filme de 1’30’’ foi veiculado nas plataformas digitais de Nescau, intercalando diversas histórias que são sempre mostradas em dois momentos – o presente, sendo a mulher numa situação que exige firmeza e coragem, e o passado, como uma lembrança de sua infância ou adolescência. Em ambas as situações, a personagem se vê prestes a encarar o que considera o seu grande desafio. E, para superá-lo, ela ampara-se no poder do esporte diante dessas tensões.

O ponto de partida para a campanha foi a pesquisa exclusiva desenvolvida pelo Studio Ideias para a marca Nescau em parceria com a 65/10, consultoria especializada em comunicação com mulheres. Neste estudo, identificaram-se os impactos e significados do movimento na vida de crianças de 8 a 12 anos. Entre as descobertas, o estudo mostrou que o número de meninas que praticam esportes na rua (59%) é menor do que o de meninos (69%) na mesma idade, principalmente pela preocupação com a segurança.

Fabiana Fairbanks

“O reconhecimento de ‘Meninas Fortes’ no 64º Cannes Lions reforça a importância do esporte na conscientização social sobre a importância da igualdade de gêneros. Nescau acredita no poder e nos ensinamentos do esporte para construir a confiança nas crianças e para que elas enfrentem os desafios da vida adulta. Além disso, a marca apoia a igualdade de oportunidades e incentivos entre meninos e meninas. Por isso, a marca Nescau atua de forma consistente na sociedade por meio do esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento social na vida de crianças e adolescentes”, afirma Fabiana Fairbanks, diretora da unidade de Bebidas da Nestlé.

NESCAU E O ESPORTE

Nescau possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, Nescau também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, Nescau patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Em 2015 e 2016, Nescau organizou uma competição independente, a Copa Nescau, que reuniu mais de milhares de estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). A marca organiza também o projeto Jogadeira, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = Jogadeira) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão por meio da prática esportiva;

FICHA TÉCNICA:

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Meninas Fortes

Duração: 1’30’’

Produto: Nescau

Cliente: Nestlé do Brasil

VP Nacional de Criação: Claudio Lima

Diretor de Criação: Marcio Fritzen

Diretor de Arte: Teco Cipriano

Redator: Vinicius Fernandes

Planejamento: Daniel De Tomazo, Thais Frazão, Thiago Krafzik

Mídia: Antonio Ferreira, João Kalil, Tatiana Silva, Jessica Donoso, Vinicius Bloisi

Produtores em RTVC: Rafael Rosi, Cecília Taioli, Lais Pereira,

Atendimento: Regina Madeira, Carina Moubazbaz, Deborah Lederman

Aprovação Cliente: Fabiana Fairbanks, Monica Lopes, Rafael Souza, Rodrigo Demarchi, Abner Bezerra, Thais Papa

Fonte: Assessoria