NewStyle cria “maquiagem” vazia para o Instituto Avon

Campanha do mês da mulher lança Linha 180 para ressaltar a importância de a violência doméstica não ser maquiada

Líder em ações com foco em causas que interessam especialmente à mulher, o Instituto Avon lança a campanha “Linha 180”, criada pela NewStyle a fim de conscientizar a sociedade sobre o combate à violência doméstica no país. Desde 2003, o instituto coordena a campanha Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica, promovendo a divulgação da Lei Maria da Penha e da Linha 180, canal de orientação ao sexo feminino da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

No Brasil, seis a cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de violência. E, para fazer com que a Lei Maria da Penha entre em lares dominados pelo machismo e se torne conhecida pelas mulheres, a agência criou uma linha de “maquiagem” vazia, a Linha 180, e uma Revista Avon especial para suas revendedoras, que têm acesso fácil a estes lares. Com o conceito Não maquie a verdade, a campanha propõe o uso pelas mulheres em risco ou em situação de violência para que elas sejam encorajadas a usar a Linha 180 sem medo.

Além da Revista, a NewStyle desenvolveu peças especiais de mobiliário urbano da Otima em formato de vitrine com as embalagens vazias da Linha 180. Veiculadas em pontos de ônibus com grande circulação, o objetivo das peças é despertar, em uma ação de grande visibilidade, a curiosidade do público para acessar o site e saber mais sobre os novos “produtos”.

A estratégia contempla ainda duas produções especiais, em parceria com a BossaNovaFilms: um filme de 30 segundos, com apelo de beleza e dramaticidade surpreendente para veiculação na internet e merchans na TV, e um vídeo-documentário, que traz histórias de mulheres sob os pontos de vista jurídico, de como a lei protege as mulheres; da revendedora, que leva beleza e informação para suas clientes; e do poder de mulheres que já sofreram agressão, denunciaram e hoje saíram do ciclo da violência.

Para lançar a campanha, o Instituto Avon realizou recentemente uma capacitação de suas revendedoras no nordeste. A ideia é que elas repliquem o conteúdo do treinamento para as demais integrantes da equipe e em sua comunidade, exercendo a função de disseminadoras de informações sobre a causa.

“Estamos capacitando nossas revendedoras para falar com suas clientes e pessoas próximas sobre formas de enfrentar a violência doméstica. Esse diálogo informal incentiva as mulheres a perderem o medo e a denunciar, que é o primeiro passo do enfrentamento”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

Mais informações sobre a campanha no www.linha180.com.br.

Ficha Técnica

Agência: NewStyle

Cliente: Avon

Marca: Instituto Avon

Título: “Não maquie a verdade”

Direção Geral Criação: Claudio Xavier, Thomas Tagliaferro

Direção de Criação: Danilo Vizagre

Criação: Lucas Maia dos Anjos, André Kovadloff

Planejamento: Carlos Gajo

Design: Rodrigo Wolf, Fernando Mielli

Digital: Sabrina Amadei, Roberto Junior

Mídia: Martina Azevedo, Natalia Pellizzon

Produção: Claudio Olimpio, Marcio Corso, Gustavo Aprile, Marcelo Trevisan, Tatiana Monteiro, Priscila Souza

RTVC: Marcela Veroneze

Fotógrafo: Marcos Alberti

Produtora de vídeo: BossaNovaFilms

Direção: Tiago Soban, Fernando Estorino

Direção de fotografia: Walter Carvalho

Produtora de áudio: YB

Atendimento: Alice Coutinho, Roberta Lourenço, Juliana Eisinger, Rachel Cintra

Aprovado por: Lirio Cipriani, Camila Meirelles, Miriam Scavone, Larissa Alvarez


Fonte: Assessoria