Nova edição do São Paulo Restaurant Week acontece em março

Em março a cidade de São Paulo terá o retorno do São Paulo Restaurant Week, a versão nacional de um dos mais importantes acontecimentos do mundo da gastronomia, entre e 2 e 15 de março, em sua quarta edição. Participam casas  com vários tipos de cozinhas, estilos e etnias diferentes para compor um painel completo da diversidade gastronômica que a cidade oferece.

 

Por duas semanas, dezenas de restaurantes da cidade aceitam o desafio de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas participantes do evento: almoço por R$ 25,00 e jantar por R$ 39,00 (couvert não incluído), valores com os quais não seria possível apreciar as iguarias das casas que participam.

 

Novos importantes restaurantes aderiram a edição de março/08 como o Arábia, Bar das Artes, Tordesilhas, Shintory, Bistro Charlo, Mestiço, além de algumas destacadas casas que participaram das outras edições como Obá, Capim Santo, AK Delicatessen, La Marie, Lola Bristot, Nakombi, Thai Gardens, entre outros tão destacados quanto. A expectativa é de chegar perto de 100 casas participantes esse ano, que ainda estão se inscrevendo.

 

Um importante pilar do evento é a responsabilidade social. Em todos os outros países onde acontece o Restaurant Week alguma entidade assistencial é beneficiada. Em São Paulo a escolhida foi a Fundação Ação Criança por possuir uma reputação incontestável e por seus trabalhos estarem ligado a alimentar aos menos favorecidos.

 

A doação dos comensais é espontânea e opcional. A sugestão é que cada cliente acrescente 1 real na sua conta e o próprio restaurante deve fazer o depósito na conta da Ação Criança. Doações superiores ao valor estabelecido são aceitas alegremente e tem acontecido com freqüência nas outras edições do evento.

 

O projeto do Restaurant Week acontece em SP desde agosto de 2007, quando teve a participação de 45 restaurantes. A arrecadação foi discreta mais assim mesmo importante para a Fundação, R$ 6.000,00. No segundo ano, em duas edições de eventos, arrecadamos mais R$ 62.100.00, um aumento de quase 1000% na arrecadação, com a participação ativa de 58 renomados restaurantes.

 

A expansão do evento para outros estados começou por Recife em julho de 08. Para abril desse ano o rio de Janeiro recebe sua primeira edição e outras cidades do circuito gastronômico brasileiro estão nos planos ainda de 2009.

 

O evento é um sucesso de publico de critica, e já se tornou um dos mais importantes movimentos da gastronomia da cidade, tendo doado a valiosa contribuição de R$ 68.554,00 para a Fundação Ação Criança, um dos principais motivadores do evento. (VB)