Nova geração de não líderes & os eventos

Como lidar com o comportamento tão diferente destes novos públicos? Quais as adaptações no event design?
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Para agradar, engajar e até mesmo superar as expectativas de todos os stakeholders em um evento, é absolutamente essencial conhecer em profundidade as necessidades e o perfil da maioria deles.

Hoje em dia, este desafio está cada vez maior, com a presença de diversas gerações atuantes no mercado de trabalho. Cada uma delas tem suas características próprias, portanto, há divergências inevitáveis que precisam ser trabalhadas para que possam coexistir em harmonia e respeito: 51,6% do mercado de trabalho diz ter dificuldade para lidar com as diferentes gerações e as necessidades das empresas. Mas esta média sobe para 68,1% quando se refere à Geração Z, nascidos entre 1996 e 2010. (https://conteudo.gptw.com.br/relatorio-tendencias-gestao-de-pessoas-2024).

Enquanto as Gerações X e Baby Boomer focam em solidez de carreira e fidelidade, as gerações mais jovens estão empenhadas na busca por significado, sem o peso para casamento ou em ter casa e carro próprios. Este movimento tem alterado a estrutura do trabalho que passa a ter modelos mais humanizados e flexíveis e mudado as demandas dos participantes (gráfico 1).

Abaixo as características singulares dos GenZ que merecem atenção pelo meeting planner e suas implicações e impactos no event design:

A. Habilidades

  • São nativos digitais, ambiente em que se sentem muito confortáveis e seguros. No trabalho, podem ajudar as demais gerações nesta área.
  • São abertos a mudanças e extremamente adaptáveis buscam flexibilidade de horários e local de trabalho.
  • São individualistas e estão acostumados a depender de si mesmo para conseguirem suas metas e o que buscam, portanto, precisam muito de habilidades como gerenciamento de tempo, comunicação, adaptabilidade, pensamento crítico, trabalho em equipe, colaboração, e muito mais.
  • Pela sua flexibilidade a mudanças, estão abertos a experimentar o novo e a ouvir pensamentos e opiniões antes de definir a sua.
  • Tem consciência quanto aos temas sociais e ambientais
  • Por valorizar a diversidade, estão abertos à grupos e equipes não homogêneas.

B. Tendência maior a procurar empresas cujos valores se identifica - Apesar da busca por resultados muito rápidos, os Millennials e os da GenZ são idealistas e querem em empresas que estejam alinhadas com seu propósito e onde tenham orgulho de trabalhar, evitando as antiéticas e aquelas que não se preocupam com sustentabilidade ou diversidade. Esta geração está redefinindo equidade, inclusão, diversidade e pertencimento.

C. Busca por qualidade de vida e sentido no trabalho - Valorizam a flexibilidade de horário e de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, pois desejam alinhamento entre eles (gráfico 2). Principais ambições:

  • Passar tempo com a minha família e amigos: 67%
  • Ser fisicamente/mentalmente saudável: 64%
  • Viajar: 58%
  • Receber um aumento: 54%

(https://www.visier.com/blog/new-research-individual-contributors-shun-management/)

D. Quiet Quitting (demissão silenciosa) &– O GenZ está mais propenso a desistir do emprego ao se sentir sob estresse ou sobrecarregado. Nos EUA, a Geração Z fica, em média, 2 anos e 3 meses em um mesmo trabalho, contra 8 anos e 3 meses entre os Baby Boomers (dados da CareerBuilder). Esta geração não titubeia em largar um emprego e privilegia passar mais tempo com família e amigos

E. Quiet Ambition (ambição silenciosa) – Termo mencionado pela primeira vez por Austin Kleon (artigo na revista Fortune em abril/2023). É utilizado para definir os jovens desta geração que não tem interesse em assumir cargos executivos, nem liderar times. Apenas 38% deles tem interesse em se tornar gestores de pessoas na empresa e apenas 4% consideram chegar a C-level e 9% à posições gerenciais. (https://www.visier.com/blog/new-research-individual-contributors-shun-management/)

O Relatório Freeman 2024 aponta diversos insights agrupados em 4 áreas para ajudar a entender e entregar valor para o participante, todas elas consideradas essenciais e necessárias:

Gráfico 3 - Importância das componentes do evento para a experiência global (feiras e exposições)

1. EXPERIÊNCIA

● Experiências memoráveis - através de ativações imersivas, personalização de agenda e engajamento através da tecnologia, entre outras (gráfico 4)

● Conteúdo – querem palestrante consistente ao invés de uma celebridade e preferem tópicos relevantes, instigantes e inovadores. Buscam saírem das sessões informados (38%) e inspirados/motivados (35%).

Entre os fatores mais importante para a decisão de atender às sessões do evento estão tópico, tipo de palestrante, formato da sessão, duração e prêmios ou reconhecimento. O tipo de palestrante e temas preferido por 39% são os relacionados à inovação, os Leaders e experts do setor (35%), seguido dos temas inspiracionais e motivadores (14%). Ver figura 5.

Figura 5 - Importância das componentes do evento para a experiência global (feiras e exposições)

2. APRENDIZADO

O aprendizado presencial é o preferido por 70% dos participantes e o evento online decresceu 7% em relação ao ano anterior. Os participantes estão privilegiando interações que facilitam encontros presenciais. O formato educacional preferido envolve atividades como demonstração e atividades práticas (75%) e interações com experts (52%).

As atividades práticas também são as preferidas no aprendizado por 56% dos participantes, nos encontros informais com pequenas e médias empresas (48%), demos em sala de aula e ativações no estande de expositores (43%) e oportunidade de aprendizado entre colegas (37%),

3. NETWORKING

O interesse está na troca de ideias e experiências com colegas e experts, fazer novos contatos e aproveitar a oportunidade de encontrar com experts pessoalmente (gráfico 6)

Gráfico 6 - Atividades de networking preferidas pelo participante

Desejam ter mais tempo em formatos de networking que ofereçam valor, como meetups que tenham desafios profissionais iguais (52%), tópicos específicos (44%) e interesses em comum (35%). O networking informal foi indicado por 35% e as reuniões fora do horário de trabalho por 34%. Ver gráfico 7.

Fonte - The Freeman Trends Report- 2024 Attendee Intent and Behavior


4. VENDAS

A grande quantidade de informações erradas ou confusas que podem ser obtidas online e a maior confiança no encontro presencial, tornam este último na fonte mais desejada para descobrir novos produtos e serviços. Os participantes valorizam amostras e demonstrações hands-on (gráfico 8).

Fonte: The Freeman Trends Report- 2024 Attendee Intent and Behavior.


O event design de dentro para fora

Quando pensamos na entrega de um evento encantador, que atinja as expectativas dos clientes e participantes, independente de suas gerações, é inevitável considerar a equipe envolvida em toda a entrega. Partindo da premissa que “ninguém dá aquilo que não tem”, para atingirmos a excelência nos eventos precisamos começar pela excelência em nossos times.

Liderar pessoas em prol de um mesmo objetivo, conquistando de cada profissional o máximo engajamento e qualidade é uma das tarefas mais complexas considerando os tempos atuais. A liderança vem sofrendo transformações impulsionadas pelas novas gerações e é preciso entender de “gente” do começo ao fim do processo para chegar numa entrega excelente.

Abaixo, consideramos etapas importantes na formação dos times para conquistarmos eventos inesquecíveis:

1. Definição do time e suas entregas

Colocar a “pessoa certa no lugar certo”, considerando nessas escolhas as habilidades individuais & as necessidades do evento são fundamentais para conquistar fluidez e agilidade nas entregas.

2. Comunicação que engaja

Compartilhar propósitos e valores, seguido de treinamentos técnicos e comportamentais aumenta o engajamento do time, que pode representar um aumento de aproximadamente 21% no faturamento do evento, ao mesmo tempo que, ao analisar os profissionais atualmente, 77% se dizem “desengajados” de suas funções. Considerando a economia global, isso pode representar um prejuízo de até 9% do PIB global (https://www.institutomudita.com/blogmudi/o-impacto-do-engajamento-para-a-produtividade-e-resultados/).

3. Criação de relações de proximidade e confiança

É comum a equipe de um evento ser composta por várias equipes/empresas que se unem através de suas especialidades para fazer um evento acontecer. Gerenciar funcionários fixos já é complexo devido às diferenças de gerações e modelos mentais que desenvolvem e motivam, mais complexo ainda gerenciar pessoas que não possuem vínculo empregatício direto com seus gestores de projetos.

Como sair dessa complexidade? Construindo relações de confiança, com vínculos verdadeiros, gerados através da transparência e da consciência de que um trabalho bem-feito só acontece com a união de todos. Isso se dá através da proximidade da liderança junto aos envolvidos motivando, esclarecendo, apoiando, e facilitando as entregas de forma consistente e ética. A integridade foi apontada por 78% de mais de 600 CEOs mundiais entrevistados pelo Fórum Econômico Mundial em 2023, como competência fundamental na Liderança dos tempos atuais.

Dito isto, se quiser entregar um evento que conquiste seu público gerando prosperidade para os envolvidos comece pelo time de entrega. Assim será capaz de traduzir ideias em projetos, projetos em experiências e experiências em crescimento de negócios e pessoas. Consequentemente, da sociedade como um todo.

PARA SABER MAIS

  • Freeman 2024 Attendees Intent and Behavior. https://www.freeman.com/wp-content/uploads/2024/01/Freeman-Trends-Report-Attendee-Motivators-Jan-2024.pdf. 21/05/24
  • Quem é a Geração Z. https://www.youtube.com/watch?v=yRjuabmEaGc 29/08/24
  • FERREIRA, Gabriel. Quiet Ambition: entenda por que a Geração não quer ser chefe. https://flashapp.com.br/blog/tendencias/quiet-ambition-gen-z 05/12/23
  • Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024, GPTW. https://conteudo.gptw.com.br/relatorio-tendencias-gestao-de-pessoas-2024 07/02/24
  • SERRANO, Layane. Geração Z: os líderes que não virão – e agora? https://exame.com/carreira/geracao-z-os-lideres-que-nao-virao-e-agora/ 23/02/24
  • JUSTO, Alexandra. Tendências em Gestão de Pessoas 2024 – GPTW - https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22445-tendencias-gestao-de-pessoas-2024-gptw 20/02/24
  • GGTW. Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024. https://gptw.com.br/conteudo/artigos/relatorio-tendencias-gestao-de-pessoas-2024/ acesso 25/03/24
  • Tendências de mercado 2024: Como será o comportamento do consumidor. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tendencias-de-mercado-2024-como-sera-o-comportamento-do-consumidor,cf51d9ee8b44c810VgnVCM1000001b00320aRCRD 07/12/23
  • Tendência Gestão de Pessoas 2024. https://conteudo.gptw.com.br/relatorio-tendencias-gestao-de-pessoas-2024 acesso 25/03/24.
  • GTPW – Confira os principais destaques do Relatório Tendências na gestão de pessoas 2024. https://gptw.com.br/conteudo/artigos/relatorio-tendencias-gestao-de-pessoas-2024/ 07/02/24

AUTORAS

Vanessa Martin & Barbara Duran, autoras do artigo

Vanessa Martin | Apaixonada por eventos e tecnologia, desenvolveu pesquisas inéditas, além de vasta produção de conteúdo sobre a área em livros, matérias e workshops diferenciados com foco em estratégia de negócios. Jornalista, colunista, consultora e autora de livros publicados no Brasil e Exterior.

Barbara Duran | Profissional respeitada como coaching de executivos, team coaching e pelo vasto conhecimento na gestão de pessoas, de talentos e de cultura, clima e desenvolvimento organizacional. Tem grande expertise no desenvolvimento de líderes, implantação de processos de Gestão de Pessoas com foco em competências e desempenho, sempre com alinhamento estratégico ao negócio da empresa.

* Vanessa e Barbara são parceiras em projetos de estratégia, reposicionamento de marca e cultura corporativa com atuação em eventos, marketing e pessoas.