Números

Os ventos são os melhores possíveis. Acho que estamos, sem sombra de dúvida, entrando em uma fase promissora para Porto Alegre

Vou começar minha fala hoje comentando alguns números de extrema importância para o setor turístico e de negócios de eventos.

A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) estima que em 2013 seus associados promoverão 201 grandes feiras de negócios, reunindo 54 mil empresas e 5,5 milhões de visitantes profissionais, dos quais 50 mil serão compradores do exterior. Este é o mesmo número registrado em 2012. As feiras de negócios, que contemplam mais de 40 macro segmentos econômicos, deverão ocupar 3,5 milhões de metros quadrados de área de exposição nos pavilhões de 23 cidades brasileiras.

Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras, além das grandes feiras nacionais, destacam-se no país muitas feiras regionais. O Rio Grande do Sul realiza, em média, 200 eventos de promoção de seus produtos. Minha pergunta é: nosso estado tem potencial para muito mais. O segmento de eventos cresce vertiginosamente e precisamos urgentemente construir equipamentos de primeiro mundo para atender esta demanda, que gera empregos e renda para o comércio, hotelaria e gastronomia.

Mas ao que tudo indica os ventos são os melhores possíveis. Nas últimas semanas foram anunciados projetos de construção e de revitalização de novos espaços em Porto Alegre e região metropolitana. O governo do estado, por exemplo, já tem em mãos planos de construção de um centro de eventos de nível mundial com capacidade para 10 mil pessoas sentados, com vários auditórios, salas de apoio, espaço de banquetes, etc. O projeto arquitetônico contará com a assinatura de Oscar Niemeyer.

Devemos lembrar ainda da notícia da revitalização do Parque de Exposição Assis Brasil anunciada pelo governador do estado Tarso Genro, durante solenidade realizada na 35ª Expointer, uma obra orçada em cerca de R$ 400 milhões. O mais importante é o aproveitamento do espaço o ano inteiro. Só lembrando, o nosso querido Auditório Araújo Viana reabrirá agora, no dia 20 de setembro, mais um presente para Porto Alegre. Isto sem falar na construção deste estádio maravilhoso que é o Arena do Grêmio, que, com certeza trará para Porto Alegre grandes shows musicais.

Com tantas notícias boas, acho que estamos, sem sombra de dúvida, entrando em uma fase promissora para a cidade. Eventos, shows, congressos, incrementam a economia de uma cidade. Incentiva a criação de novos hotéis, gera emprego. Sou otimista em relação ao nosso futuro. Afinal, estamos preparados para isto, o setor precisa crescer, a cidade quer e precisa desta movimentação.