Embora a poeira esteja começando a baixar após a pandemia de Covid-19, o último ano trouxe uma reviravolta significativa à indústria de eventos. Restrições orçamentárias, recessão e níveis de pessoal estavam em nossas mentes em 2023, com 56% dos profissionais de reuniões afirmando que esses fatores tiveram o maior impacto nos eventos . E ainda não estamos fora de perigo.
Mas com dedicação e otimismo, a nossa indústria evoluiu para enfrentar e até prosperar em circunstâncias difíceis. Agora, as principais empresas de eventos pretendem reunir as pessoas para uma colaboração criativa e conversas construtivas que nos ajudem a enfrentar os nossos desafios em constante mudança como equipa.
2024 será mais um ano revolucionário para a indústria de eventos. Então, aqui está o que esperamos que tenha reservado em 2024.
Eventos e experiências unirão equipes
A disputa entre o trabalho remoto e o trabalho no escritório continua, com as empresas tentando atrair funcionários semi-relutantes de volta ao local de trabalho. Cada vez mais empresas estão optando por um modelo de trabalho híbrido para acomodar ambas as perspectivas.
Como não passamos mais tanto tempo fisicamente com nossas equipes como costumávamos, esperamos ver mais eventos e experiências sendo usados para encorajar um encontro físico de mentes. Reunir-se nesses ambientes especiais pode ajudar as equipes a construir relacionamentos, colaborar de forma mais eficaz e compensar parte da interação perdida.
Os eventos virtuais continuam a oferecer um valor único
Os eventos virtuais já percorreram um longo caminho desde os primeiros dias da pandemia. O que era uma necessidade agora está se transformando em uma experiência valiosa por si só – e esperamos que isso continue no futuro.
Os eventos virtuais são fáceis de organizar, baratos e bons para o meio ambiente. Eles são o formato ideal para eventos curtos, mesas redondas, seminários interativos informais e reuniões globais. Os clientes continuarão a ver valor nos eventos virtuais, portanto esta é uma área chave para as empresas de eventos se aprimorarem em 2024.
Os clientes terão como objetivo oferecer eventos orientados a objetivos
À medida que a sombra da recessão continua a surgir, os clientes estão cada vez mais focados em obter o melhor retorno do investimento para os seus eventos. Portanto, espere ver mais clientes organizando eventos com um objetivo claro e resultados tangíveis em mente.
Ter uma meta pode ajudá-lo a criar um evento memorável e de sucesso sem gastar muito. Isso significa que os clientes podem estabelecer prioridades claras, encontrar o palestrante certo e investir nas melhores experiências para seu público. Assim, as empresas de eventos devem trabalhar com os clientes para esclarecer os seus objetivos e apoiá-los na sua consecução.
O conteúdo educacional é mais importante do que nunca
Embora haja muito valor em simplesmente reunir-se com colegas ou clientes, os clientes em 2024 procurarão garantir que estão fornecendo conteúdo excepcional em seus eventos. Isto é especialmente verdade se cobrarem pelos bilhetes, uma vez que os participantes nos eventos serão criteriosos na forma como gastam o seu tempo e dinheiro face às dificuldades econômicas.
As empresas de eventos precisarão provar seu valor, oferecendo insights e educação de qualidade durante seus eventos, ajudando as pessoas a aprenderem tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Apresentações monótonas em PowerPoint não são mais suficientes para envolver e educar o público, por isso os organizadores de eventos precisarão ser criativos com ideias para motivar e envolver os participantes.
Experiências únicas e personalizadas estarão no centro das atenções
A personalização é um tema crescente em todos os elementos dos negócios, desde publicidade e vendas até atendimento ao cliente. E os eventos não são exceção, pois os participantes buscam valor personalizado que lhes ofereça percepções pessoais únicas que possam aplicar em suas vidas cotidianas.
Adaptar eventos oferecendo sessões de discussão baseadas em funções, palestrantes de nicho e tópicos direcionados agregará valor genuíno para cada participante. Com os avanços na tecnologia de experiência do usuário, pode até ser possível organizar totalmente a experiência de cada hóspede em um nível individual.
A IA começará a desempenhar um papel na indústria de eventos
A inteligência artificial permeou muitas conversas de negócios em 2023. O potencial para as suas aplicações no local de trabalho é enorme – mas em 2024 poderemos começar a ver como ela também pode desempenhar um papel nos eventos.
Da personalização de eventos à coleta de dados dos participantes, até convites gerados por IA, já existe um grande escopo para IA em eventos. No entanto, prevemos que a inovação nesta área criará ainda mais oportunidades para os organizadores de eventos oferecerem novos tipos de eventos e experimentarem tecnologia para melhorar a experiência dos participantes.
Como acompanhar a evolução da indústria de eventos
Pode ser difícil saber se ou quando adotar novas tecnologias e abordagens para seus eventos. Mas com tantos desenvolvimentos interessantes ao virar da esquina, é importante adotar uma mentalidade aberta em 2024.
Ao incentivar a inovação, assumir riscos calculados e criar entusiasmo entre funcionários e clientes, você pode acompanhar e até mesmo ficar à frente desses desenvolvimentos à medida que eles começam a se tornar mais difundidos. Isso irá prepará-lo para um ano de sucesso, encantando clientes e público.
Um brinde e um 2024 feliz e próspero!
*Nick Gold é MD, Speakers Corner
Comentários