OTecnologias chegam com sucesso ao mercado de flores

O uso do QR-code nas embalagens de flores e plantas ornamentais para permitir que o consumidor aprenda a cuidar ou utilizá-las na decoração e um vaso que não derrama água e protege as flores durante o transporte, são algumas das tecnologias que chega ao mercado em 2012. Essas novidades estão sendo apresentadas na Expoflora

Um vaso que não derrama água e impede a movimentação das flores de corte durante o transporte. Um sistema de código de barras que permite ao consumidor, com o seu celular, verificar não apenas o preço e a procedência das flores e plantas, mas, também, assistir a um vídeo no qual aprende a cuidar do produto ou confeccionar arranjos. É a tecnologia a serviço do consumidor para facilitar a o seu dia a dia.

Essas novidades estão sendo apresentadas na Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada em Holambra no período de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta a domingo, das 9 às 19h. O município de Holambra, antiga colônia holandesa, responde hoje por entre 35% a 40% do comércio de flores do Brasil.

QR-code: Nem todas as pessoas que adquirem flores sabem como tratá-las para que tenham maior durabilidade ou como utilizá-las em arranjos para que fiquem anda mais belas. Pensando em proporcionar um maior leque de informações ao consumidor, a Fazenda Terra Viva, de Holambra, decidiu usar a tecnologia e incluir também orientações nos códigos de barras de seus produtos que podem ser escaneados e assistidos pela maioria dos celulares e câmaras.

O QR-code (Quick Response, que significa resposta rápida) é um código de barras bi-dimensional que tem a capacidade de ser interpretada rapidamente. Trata-se de uma imagem em 2D que permite a gravação de mensagens, imagens ou pode remeter a links externos por meio da internet.

Basta que o consumidor fotografe o código de barras das embalagens dos produtos da Terra Viva para ter acesso a inúmeras informações, desde as essenciais, como o nome da variedade e informações de cultivo, cuidados e dicas de decoração. Parte das informações é transmitida, inclusive, por vídeos.

Com o uso de celulares, smartphones ou tablets com câmera, o consumidor utiliza um aplicativo grátis que escaneia o código de barras para ter acesso às informações. De acordo com Carlos Gouveia, gerente de Marketing da Fazenda Terra Viva, o QR-code estará sendo utilizado nas embalagens dos produtos a partir da Expoflora para que os consumidores possam obter mais informações sobre o produto, como cuidar, e dicas de como aplicamos em decoração e jardins.

Testes na Expoflora - Durante a Expoflora, os visitantes serão convidados pela Fazenda Terra Viva para uma experiência interativa. Os consumidores poderão usar seus smartphone ou tablets para escanear os QR-codes impressos em banners distribuídos no recinto e responder a uma pergunta sobre a Expoflora. Durante todo o dia haverá sorteios entre os participantes. Serão 10 ganhadores por dia e cada ganhador levará para casa uma Açucena (Amaryllis), considerada a tulipa brasileira e um buquê da Coleção Emoção Terra Viva. Os vencedores serão avisados do prêmio por meio de uma mensagem SMS.

Um vaso que não vaza água e impede a movimentação das flores de corte durante o transporte. É a tecnologia simples que facilita o dia a dia. Criado e produzido pela empresa holandesa Pagter Innovations BV, sua comercialização é feita com exclusividade pela floricultura online Flores4all (www.flores4all.com.br), localizada também em Holambra. O lançamento do produto está sendo feito na Expoflora.

Batizado de Porto Alegria, o vaso traz o conceito peg-lev. É feito de polietileno de alta densidade. O conjunto consiste em um vaso colorido com um anel removível e retentor, que evita o vazamento da água. O sistema conta com um tipo de espuma absorvente que funciona como deposito de água para manter as flores hidratadas.

Basta molhar a espuma absorvente com 500ml de água com conservante e prender as flores nos dentes do anel retentor. Os caules devem ter contato com a espuma para que as flores permaneçam frescas, mesmo que tenham de enfrentar dois dias de transporte e mais dois ou três dias no ponto de venda.

É o sistema de anel com dentes que fixa o buquê e impede a sua movimentação durante o transporte. E tem mais: a Pagter Innovations BV criou, também, uma bolsa cônica com alça para que as flores fiquem bem protegidas e o vaso possa ser carregado como se fosse uma sacola. Quando chegar ao destino, basta romper o cone pela emenda lateral, sem danificar o buquê.

Após o termino do florescimento, as flores e a espuma podem ser descartadas e, o vaso, reutilizado, já que é super decorativo. Ele chega ao Brasil nas cores vermelho, creme, lilás e verde. Mas pode ser personalizado para floriculturas, eventos ou datas comemorativas.

Como este que não acumula água no vaso, sendo necessária apenas a espuma úmida, não existe o risco de proliferação do mosquito de dengue. Por isso o seu uso também é indicado para a deposição de flores em cemitérios ou outros locais, sem o risco da dengue.

“Este vaso deverá fazer muito sucesso, pois resolverá o problema de transporte enfrentado pelos atacadistas e floriculturas. Basta que eles criem um buquê e o encaixe no vaso, despachando-o para o consumidor. Basta tirar a embalagem cônica que protege as flores e você terá um lindo vaso par ser colocado sobre uma mesa, balcão ou aparador”, explica Jerry van der Spek, proprietário da Flores4all.

Serviço:

31ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 30,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos
pais ou responsáveis, não pagam.

Informações sobre a Expoflora: 19 3802-1421 - expoflora@expoflora.com.br

Fonte: Ateliê da Notícia