As maiores organizadoras de feiras de negócios no país conseguiram atingir a quase-totalidade da venda de espaços para 2009, porém o maior desafio será garantir a visitação a seus eventos, em tempos de turbulência econômica, garantem profissionais do setor que revelaram que as taxas de visitação caíram na Europa e nos Estados Unidos.
Ainda assim, a europeia United Business Media (UBM) vê no Brasil a possibilidade de dobrar o número de exposições, enquanto a nacional Francal Feiras lança mais um evento e estuda outras oportunidades. A norte-americana Nilsen Business Media está com mais de 90% dos espaços vendidos em seus eventos no Brasil, em média.
Para garantir uma visitação com alto poder de decisão de negócios, mesmo que haja retração de público, as empresas investem em parcerias para fechar acomodações e transporte a preços atrativos aos executivos.
O grupo inglês United Business Media, que atua em mais de 60 países, acredita em boas oportunidades no mercado brasileiro e pretende saltar de cinco para dez eventos promovidos até 2010. "Por aqui, desejamos crescer nos setores de transportes e de tecnologia, tanto adquirindo como trazendo eventos de fora para o Brasil", afirma Joris Van Wijk, diretor executivo do UBM Brazil.
Para não ser atingido em seus eventos locais por uma possível diminuição dos visitantes, como acontece em outros países, o executivo disse que investiu pesado no conteúdo dos eventos, bem como nas parcerias para divulgação. Além disso, trabalha em conjunto com agências de viagens para oferecer às empresas opções mais econômicas de hospedagem e transporte.
A UBM tem a missão de crescer ainda mais a Intermodal South América, maior evento latino-americano do setor de transporte e logística, que acontece no próximo mês em São Paulo, adquirida pelos ingleses no ano passado. "Em 2009, o número de expositores saltou para 450, cerca de 12% a mais do que o da edição anterior, sendo que a participação internacional cresceu 20%", calcula Wijk.
O diretor também revelou que quase 99% dos espaços para expositores já foram tomados, do Transamérica Expo Center, um dos maiores centros de exposição da capital paulista e onde a área da feira foi ampliada de 24 mil para 28 mil metros quadrados. Serão 80 as corporações de fora, especialmente da Europa, entre portos e fornecedores de serviços do setor. Otimista, Wijk crê que a crise possa aguçar o público a buscar nos eventos alternativas para sanar o período conturbado.
Nacional
Uma das principais organizadoras nacionais de feiras de negócios, hoje responsável por nove eventos, a Francal Feiras lança um novo encontro setorial, mesmo neste período de incerteza. "Estamos criando uma feira nova, de frutas e derivados, que envolve a rede de negócios e de abastecimento em torno do setor", comenta Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal.
Ele contou que visitou uma feira na Europa e sentiu um certo declínio na visitação, mas que a importância do evento permanece, e com um público mais qualificado. "As empresas podem diminuir sua comitiva para minimizar custos, mas enviam executivos com poder de compra", analisa.
O presidente da Francal disse que os eventos a serem realizados este ano estão com ocupação de acima de 90%, sendo que a maior delas, a Francal, de calçados, e uma outra do setor de brinquedos tiveram cerca de 98% dos espaços já comercializados. Abdala ainda citou parcerias com companhias aéreas, como a TAM Linhas Aéreas, e com agências de turismo para oferecer mais atratividade aos visitantes. "Quem participa das nossas feiras também tem 10 meses para pagar", fala.
Norte-americana
A norte-americana Nilsen Business Media também apontou a que mais de 90% de suas feiras, em maio, março e setembro, foram contratadas. Ligia Amorim, diretora-geral da Nielsen para a América Latina, afirmou que um dos efeitos positivos da turbulência mundial é que ela ocasionou um fluxo de corporações que deixam eventos lá fora para expor nas feiras realizadas no Brasil, que apresenta um cenário melhor.
Fontes ouvidas pelo DCI informaram de que a Reed Exhibition Alcantara Machado, resultado de recente joint venture, está buscando atualmente adquirir outras promotoras e feiras.
(JA)
Fonte: DCI
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