Nesta semana, a Comitiva Executiva para a Copa 2014 em Curitiba apresentou ao ministro do Turismo, Luiz Barretto, a proposta da capital paranaense para se tornar uma das cidades-sede da Copa.
A Federação Paranaense de Convention & Visitors Bureaux (FCVB-PR) é um dos membros da Comissão Executiva e foi representada, no encontro em Brasília, pelo presidente Adonai Aires Pires de Arruda e pelo vice-presidente do órgão e presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), Sérgio Takao Sato.
A comitiva de 21 membros que apresentou as ações do Paraná para sediar a Copa em 2014 foi liderada pelo governador do Estado em exercício, Orlando Pessutti. Ele disse que o Paraná foi o primeiro a entregar o termo de compromisso para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Para Takao Sato, Curitiba tem totais condições de ser uma das sedes da Copa. "Depois da definição sobre Curitiba, gostaríamos que Maringá fosse eleita uma das sub-sedes", diz. Dezoito cidades do País disputam as 10 ou 12 cidades-sede da Copa- o número ainda não foi definido.
A comitiva ainda se reuniu com o chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Também se encontrou com senadores e deputados paranaenses."Dos parlamentares, Pessuti solicitou apoio para trazer a Copa para Curitiba",afirma Takao Sato.
Recursos
No encontro, Barretto informou que a carta consulta do Paraná para receber investimentos do Prodetur Nacional deve ser aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) em dezembro. "O estado terá US$ 100 milhões financiados pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] para aplicar em infra-estrutura turística. E o governo federal ajudará na contrapartida", destacou.
O ministro também incentivou o Congresso Nacional a propor emendas ao Orçamento Geral da União para o Turismo."O prazo para apresentação de emendas é dos dias
(JA)
Comentários