Pernambuco terá dois vôos regulares para os Estados Unidos a partir de dezembro. Segundo o secretário de Turismo do estado Silvio Costa Filho, os vôos terão conexão para Atlanta (EUA), pela Delta Airlines, que começa a ser operada no dia 22 de dezembro (Atlanta-Recife-Fortaleza-Atlanta), com cinco freqüências semanais.
A aeronave utilizada para a conexão Atlanta será um Boeing 757 - ER, configurado com 26 assentos em classe executiva e aproximadamente 161 na econômica. A Delta Airlines opera 332 destinos, em 57 países e nos cinco continentes.
"Pernambuco jamais teve vôos para os Estados Unidos realizados por empresas norte-americanas. Agora teremos dois. Os Estados Unidos são um mercado estratégico para nós e o esforço agora será para garantir ocupações de 70% nas aeronaves", afirma Costa Filho.
Perfil
Nos cinco primeiros meses deste ano os passageiros com residência permanente nos EUA ocuparam a primeira posição entre os estrangeiros desembarcados no Recife, com 14,83% do total, seguidos pelos argentinos, com 14,69% (dados da Infraero). No Brasil, o mercado norte-americano cresceu 10% no ano passado, com aproximadamente 1,3 milhão de desembarques no País. Já os brasileiros que foram aos EUA ultrapassam a marca de 1,2 milhão.
De acordo com dados do consulado dos Estados Unidos no Recife, mais de 2 mil vistos são processados por mês para brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 24.000 vistos por ano. Cerca de 72 mil pessoas estão aptas a continuar viajando aos EUA, o que corresponde em um ano, ao embarque de 197 passageiros por dia.
A pesquisa de perfil do turista, realizada pela Empetur em 2007, revelou que os EUA ainda representam um mercado pouco explorado por Pernambuco, especialmente nos segmentos negócios, ecoturismo/aventura e melhor idade. De acordo com a pesquisa, 66,67 dos desembarcados no ano passado eram do sexo masculino, com idade entre 36 e 50 anos (36%). A maioria, profissionais liberais (32%), que vieram a Pernambuco a passeio (44%), enquanto 24% chegaram para negócios/trabalho.
Metade dos norte-americanos procuraram pelas belezas naturais do estado, enquanto 25% vieram em busca do patrimônio histórico/cultural e 17% de ecoturismo/aventura. A pesquisa revelou ainda que 64% destes turistas ficaram hospedados em hotéis, flats ou pousadas. O grau de satisfação dos norte-americanos com Pernambuco foi de 88%.
A expectativa da Setur é que até o final do ano os dois vôos movimentem 9.500 passageiros, entre brasileiros que vão aos EUA e americanos que virão ao país. Para o primeiro semestre de 2009, os vôos da Delta e da American devem movimentar quase 39 mil passageiros.
(JA)
Comentários