Poucas pessoas tem em mente como a concretização de um evento demanda recursos, tanto humanos, materiais e financeiro. Há ainda o pensamento, que a atividade é mágica, e em algum sentindo, o é mesmo, mas no âmbito de sua realização ela requer muitos investimentos e planejamento.
Sem dinheiro, um evento não consegue se materializar, pois a partir desse investimento é que os demais se concretizam. Esses podem ser obtidos de forma direta, com aportes do promotor, com investimentos de patrocinadores e receitas diversas oriundas de bilheteria, licenciamento e ativações comercializadas.
Vendas é uma das atividades mais antigas vinculadas a sociedade humana, constituindo um serviço que envolve a troca de produtos ou serviços por meio financeiro, ocorrendo em diversas modalidades, como entre empresas e consumidores, entre organizações e até em negociações diretas, como anúncios classificados e comércio de artigos usados
A venda de um evento, independentemente de sua tipologia e área de interesse, requer um plano comercial bem formatado, que será ferramenta chave para concretizar o acróstico AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Aquisição.
Segundo o empresário Juan Pablo de Vera, o plano comercial é uma ferramenta que organiza todas as etapas de um processo de vendas, estabelecendo metas e definindo as ações que devem ser executadas para alcançá-las. Esse planejamento deve considerar o cenário atual da companhia, definir objetivos, criar estratégias e resolver obstáculos, otimizando o trabalho da equipe e permitindo que alcance melhores resultados.
Ter um plano comercial organizado e estruturado permite que as informações essenciais sejam de conhecimentos de todos que fazem parte dessa equipe, com a exposição das metas que deverão ser o guiamento desse trabalho.
Essas metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, o conhecido e método S.M.A.R.T
Os objetivos de um plano comercial de eventos devem ser definidos com o delineamento das metas de vendas, escolhendo uma estratégia comercial adequada para o mercado-alvo, fomentando a identificação de táticas de vendas para a equipe além de motivá-la com incentivos de recompensas por resultados atingidos e para tal é preciso estabelecer métricas precisas e cristalinas.
O treinamento da equipe de vendas é uma das mais importantes ações internas para o efetivo sucesso de atuação e, em muitos casos, da própria realização de um evento.
Inicialmente, é preciso que os membros desse grupo comercial, conheçam detalhadamente o projeto alvo de seus esforços laborais e sintam-se encantados e comprometidos com os valores e ideais que estão atrelados ao branding do evento.
Sem esses pressupostos, os resultados geralmente são pífios, sem eficiência em seus resultados.
A ação de vendas não pode ser algo automático, precisa de envolvimento de seus facilitadores, que realizarão a interface do evento com seus stakeholders, visando alcançar os valores monetários almejados.
Materiais imagéticos e de conteúdos desenvolvidos para o apoio dos vendedores de eventos são peças que colaboram para tornar o abstrato em tangível, na ótica mental e até mesmo emocional.
Outro ponto agregado ao plano de vendas é ter sua utilidade também em coletar projeções e comparar a performance da empresa com o mercado e seus concorrentes.
Sendo vendas um negócio e os eventos também, fica nítido que a sinergia existente é plena e para que os eventos ganhem cada vez mais projeção e rendimentos mais pomposos, suas vendas precisam ser muito bem orquestradas e inteligentemente estimuladas.
Vamos as Boas Vendas! Vamos aos Bons Eventos!
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