Plástico Brasil 2025 recebe 3ª edição do Mulheres que Transformam

Evento visa ampliar a discussão sobre o papel da mulher na indústria do plástico
Pavilhão de expositores da Plástico Brasil

A Plástico Brasil 2025, considerada uma das maiores feiras de soluções para a indústria do plástico da América Latina, recebe a 3ª edição do "Mulheres que Transformam", evento simultâneo que, pela primeira vez, será realizado em São Paulo, hoje, 24 de março. A iniciativa busca ampliar e aprofundar o debate sobre a importância do papel feminino no setor, abordando questões de liderança, inclusão e inovação.

De acordo com o estudo ‘Mulheres no Mercado de Trabalho’, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação das mulheres em cargos de liderança aumentou de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023. O índice de empregabilidade feminina também apresentou crescimento, passando de 62,6% para 66,6% no mesmo período. Neste cenário nacional, o "Mulheres que Transformam", promovido pela Revista Plástico Sul, foi idealizado em 2023 com o objetivo de incentivar a participação feminina na indústria do plástico e dar visibilidade às lideranças femininas do setor.

Ao longo dos meus 25 anos de atuação no setor, testemunhei a evolução da presença feminina e senti a necessidade de dar visibilidade a essa trajetória. Não por meio das minhas palavras, mas ouvindo as experiências de quem vivencia essa realidade no dia a dia”, afirma Melina Gonçalves, publisher da Revista Plástico Sul. O "Mulheres que Transformam" já reuniu mais de 200 participantes, entre homens e mulheres, de toda a cadeia produtiva do plástico, incluindo reciclagem, cooperativas, ONGs, grandes marcas e fornecedores.

A edição de 2025 trará como tema central “O impacto feminino no mundo corporativo e sua importância no desenvolvimento da indústria do plástico”. "Este evento não apenas celebra o empreendedorismo e as lideranças femininas, mas também promove a diversidade de gênero como um pilar fundamental do ESG, criando um ambiente de troca, aprendizado e sinergia. É um espaço onde histórias inspiradoras são compartilhadas, o papel da mulher na economia circular é aprofundado e discussões relevantes são colocadas em pauta”, destaca Liliane Bortolucci, diretora da Plástico Brasil.

Plástico Brasil 2025 amplia presença internacional com expositores de 20 países

A edição 2025 da feira conta com o maior número de países participantes desde a sua criação. Distribuídas em sete pavilhões internacionais a feira terá 20 nações representadas no evento, reafirmando a relevância do encontro no cenário global. A edição 2025 contará com a presença de empresas expositoras da Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, Geórgia, Hong Kong, Índia, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Suécia, Taiwan, Turquia e Vietnã. Destes, sete países terão pavilhões dedicados: Alemanha, Áustria, China, Índia, Itália, Suíça e Taiwan.

O crescimento da participação internacional chancela a relevância da Plástico Brasil no cenário global. Estamos orgulhosos de reunir empresas e profissionais de 20 países, promovendo conexões que impulsionam a transformação da indústria do plástico em nível mundial”, afirma Liliane Bortoluci.

Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a feira é organizada e promovida pela Informa Markets Brasil. “O plástico é uma solução. Com o passar do tempo, a indústria do plástico tem investido em avanços tecnológicos para aprimorar a eficiência deste produto e de toda cadeia que o produz, utiliza e transforma. Além disso, esforços são feitos para torná-lo mais leve e para aplicar a ele características específicas, a fim de atender às exigências globais de eficiência e sustentabilidade”, afirma Gino Paulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ.

A Plástico Brasil vai além de ser uma plataforma de negócios, reunindo grandes players das indústrias de transformação do plástico. O evento reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, apresentando soluções tecnológicas que atendem às demandas de diversos setores, como construção civil, alimentos e bebidas, automobilístico, higiene e limpeza, entre outros. A feira é também um espaço de inovações, tendências, troca de experiências e soluções.

É um ambiente que reúne as condições propícias para criar oportunidades de negócios e ótimas interações. A feira exibe uma ampla gama de aplicações do material, mas também promove diálogos entre os profissionais do setor, incentivando discussões e trocas enriquecedoras sobre a indústria do plástico”, destaca José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST.

O evento já atraiu mais de 96 mil visitantes, contabilizando a soma dos públicos das suas edições presenciais em 2019 e 2023. A edição de 2025 reunirá mais de mil marcas que atuam na indústria de transformação do plástico.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.