O prefeito José Fortunati e representantes do Comitê Organizador Local assinaram na sexta-feira, 10, protocolo de colaboração para a realização do Fórum Social Temático (FST) 2014. A prefeitura vai apoiar a organização do evento. Fortunati explicou que Porto Alegre deseja consolidar essa iniciativa e lembrou que a prefeitura está fazendo todos os esforços, desde o ano passado, para que a Capital volte a sediar o Fórum Social Mundial. “Sei que temos uma concorrência forte de outras cidades do mundo, mas temos a nosso favor uma tradição de experiências democráticas e participativas”, justificou.
O investimento em estrutura para o FST deverá beneficiar principalmente a programação que ocorrerá junto à Usina do Gasômetro e o Largo Zumbi dos Palmares, além da instalação e funcionamento do Acampamento da Juventude e as ações de economia solidária.
O FST está previsto para ocorrer em Porto Alegre de 23 a 26 de janeiro. O Comitê é formado por representantes de Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Ação Educativa, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Brasil (CTB), Força Sindical, União Brasileira de Mulheres (UBM) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Na próxima edição, o FST terá como temas a crise capitalista e a justiça social e ambiental. A marcha de abertura está prevista para ocorrer no dia 23, uma quinta-feira. O evento irá ocorrer no mesmo período em que se comemora, em Porto Alegre, a Semana do Fórum Social Mundial, conforme legislação sancionada por Fortunati em novembro de 2011. A organização do FST prevê a participação de 20 mil pessoas nas atividades que serão desenvolvidas.
Durante o encontro desta sexta-feira, diversos representantes da sociedade civil organizada estiveram presentes, manifestando apoio à realização do FST.
Comentários