Com o objetivo de descobrir a melhor forma de introduzir a cultura de segurança na equipe, o presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, participou no último dia 25 de agosto, da abertura do IOSA Awareness Workshop, promovido pela IATA (International Air Transport Association). O evento, aberto a todas as companhias aéreas, interessadas em obter a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), vai se estender por toda a semana.
"A Azul é uma empresa que já nasce IOSA, ou seja, começa a operar já com os parâmetros criados pela IATA para elevar o nível de qualidade em segurança na aviação mundial", diz Janot.
Durante a abertura do evento, estiveram presentes Filipe Reis, da IATA em São Paulo, e Anna Hayobyan, da IATA em Montreal, no Canadá. Além de representantes da Gol, Trip, OceanAir e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O workshop faz parte do plano de ação da entidade para ajudar as empresas aéreas latino-americanas a se prepararem para a auditoria na América Latina.
Da equipe da Azul também participaram o vice-presidente operacional, Cmte Miguel Dau, Cmte Augusto Nunes, gerente de segurança de vôo, Maurício Franklin Pontes, gerente de crises e assistência familiar, o piloto-chefe Cmte Ary Nunes Carneiro Filho, e a analista de aeroporto, Marisa Maldonado da Silva.
Azul
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. vai começar a operar em janeiro de 2009 e, para isso, encomendou uma frota de 76 jatos Embraer. A proposta é oferecer um serviço diferenciado, sem o conceito de hubs, ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas, e com qualidade superior. As rotas que serão operadas pela nova companhia ainda não foram definidas. Após, a entrega da primeira aeronave, a expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 36 aeronaves no final de 2011.
As aeronaves Embraer 195 da Azul serão equipadas com bancos de couro, sem as poltronas do meio, apenas fileiras de duas poltronas, e contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD– Head Up Displays – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional.
Um outro diferencial também promete revolucionar o mercado. A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.
Serviço
www.voeazul.com.br
(JA)
Comentários