Jeanine Pires, presidente da Embratur, esteve no último dia (14) reunida com representantes das secretarias de turismo dos estados de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Ceará para debater o reforço da promoção de roteiros integrados nos Estados Unidos. As ações serão feitas aproveitando o lançamento dos novos voos da American Airlines e Delta para o Brasil.
Para isso, serão veiculadas peças publicitárias em revistas e canais de tv de alcance nacional, além de aeroportos e ônibus nas cidades americanas de Chigago, Los Angeles e Nova York. As peças estarão a mostra até março. A partir de abril, imagens dos roteiros integrados serão exibidas em mídia de bordo de companhias aéreas e projetos especiais.
"Precisamos otimizar os recursos investidos em promoção turística no exterior, especialmente em mercados importantes como os Estados Unidos", explica a presidente da Embratur Jeanine Pires. "O mercado global é muito competitivo e é fundamental que os estados trabalhem de forma integrada e focada, dentro das diretrizes do Plano Aquarela".
A ideia é reforçar a campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada em Nova York em setembro do ano passado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo Luiz Barretto, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberão os voos.
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil- em 2007, cerca de 700 mil turistas norte-americanos vieram ao País. Hoje, Brasil e Estados Unidos contam com 187 frequências semanais de voos.
"A Embratur apresentou um trabalho embasado tecnicamente, o que nos dá confiança. Cabe agora aos estados a execução das ações, potencializando os esforços de promoção nos Estados Unidos", comentou o secretário de turismo do Ceará e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Bismarck Maia.
Além da campanha publicitária, outras ações serão feitas no País, como comunicação via internet, viagens de familiarização com jornalistas e profissionais de turismo, promoção de workshops e rodadas de negócios, treinamento de agentes de viagens e participação em feiras de turismo. Todos os roteiros propostos fazem parte da grade de produtos indicada pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional.
(JA)
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