Presidente da Embratur debate reforço para promoção de roteiros integrados

Jeanine Pires, presidente da Embratur, esteve no último dia (14) reunida com representantes das secretarias de turismo dos estados de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Ceará para debater o reforço da promoção de roteiros integrados nos Estados Unidos. As ações serão feitas aproveitando o lançamento dos novos voos da American Airlines e Delta para o Brasil.

Para isso, serão veiculadas peças publicitárias em revistas e canais de tv de alcance nacional, além de aeroportos e ônibus nas cidades americanas de Chigago, Los Angeles e Nova York. As peças estarão a mostra até março. A partir de abril, imagens dos roteiros integrados serão exibidas em mídia de bordo de companhias aéreas e projetos especiais.

"Precisamos otimizar os recursos investidos em promoção turística no exterior, especialmente em mercados importantes como os Estados Unidos", explica a presidente da Embratur Jeanine Pires. "O mercado global é muito competitivo e é fundamental que os estados trabalhem de forma integrada e focada, dentro das diretrizes do Plano Aquarela".

A ideia é reforçar a campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada em Nova York em setembro do ano passado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo Luiz Barretto, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberão os voos.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil- em 2007, cerca de 700 mil turistas norte-americanos vieram ao País. Hoje, Brasil e Estados Unidos contam com 187 frequências semanais de voos.

"A Embratur apresentou um trabalho embasado tecnicamente, o que nos dá confiança. Cabe agora aos estados a execução das ações, potencializando os esforços de promoção nos Estados Unidos", comentou o secretário de turismo do Ceará e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Bismarck Maia.

Além da campanha publicitária, outras ações serão feitas no País, como comunicação via internet, viagens de familiarização com jornalistas e profissionais de turismo, promoção de workshops e rodadas de negócios, treinamento de agentes de viagens e participação em feiras de turismo. Todos os roteiros propostos fazem parte da grade de produtos indicada pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional.  

(JA)