Um ano após seu lançamento, a Accor comemora os resultados positivos de seu programa global “Women at Accor Generation” (WAAG), que tem como objetivo incentivar lideranças femininas dentro da organização. Ativo em mais de 60 países e com mais de 1.500 membros em diversas regiões, ele promove a diversidade, práticas inovadoras e o fim de estereótipos no mundo corporativo. Com a meta de 50% de mulheres em cargos gerenciais nos hotéis do Grupo em todos os continentes, o WAAG quer ter ao menos o número intermediário de 35% até o final de 2015. Para alcançar o objetivo, a empresa tem desenvolvido diversas atividades voltadas não só para as colaboradoras como também para suas clientes.
“Anualmente são mais de 50 milhões de mulheres hospedadas, por esse motivo é essencial que possamos refletir a diversidade e vozes femininas dentro da Accor. O WAAG está aqui para ser proativo e oferecer serviços para mulheres de negócios clientes do Grupo”, afirmou Sophie Stabile, diretora Financeira global da Accor e idealizadora do projeto.
Para promover o diálogo e incentivar as mulheres a se sentirem mais confiantes, a rede está ampliando o suporte do seu programa de monitoramento e oferecendo treinamento e novas oportunidades. Um exemplo disso é a participação do Grupo no Women´s Forum, que discute a participação das mulheres em cargos de liderança, que conta com a participação de diversas empresas e personalidades envolvidas com o tema.
Em busca de desenvolver ainda mais o programa, a área de Recursos Humanos e a Acádemie Accor, primeira universidade corporativa do setor, desenvolvem intercâmbios, ações e treinamentos específicos para preparar as colaboradoras. Além disso, pesquisas com associadas do Le Club Accorhotels, programa de benefícios aos clientes da Accor, também têm se tornado essenciais para a melhoria do atendimento e criação de serviços exclusivos para mulheres que se hospedam nos hotéis do Grupo.
“Atualmente possuímos 187 membros ativos na América Latina, e 53% de mulheres nas gerências dos hotéis. Nossa expectativa é aumentar este número através desses incentivos e desenvolvimento a outras colaboradoras. ”, diz Carla Milovanov, diretora de Tecnologia da Informação da Accor para a América Latina e líder do Woman at Accor Generation.
Um dos trabalhos desenvolvidos no Brasil pelo WAAG e que é destaque no Grupo é o ‘Cantinho da Mulher’. Desenvolvido por Ludmila Occhialini, da unidade ibis São Paulo Morumbi, e implantado por Catarina Nedavaska, Gerente de Design da Accor para a América Latina, na unidade do ibis budget São Paulo Jardins, o espaço oferece às funcionárias um momento para descanso e beleza.
Na região o programa possui quatro prioridades: Inovação, com a criação e ambiente de trabalho mais eficiente e mais preparado para a nova geração de colaboradores; Comunicação, para que a Accor possa ser reconhecida como o melhor lugar para as mulheres trabalharem; Diversidade, abrindo- se para novas culturas, raças e sexos, usando a diversidade como diferencial competitivo; e Motivação, preparando as mulheres a ter igualdade de oportunidades de mobilidade e crescimento na Accor.
Comentários