Projeto Bem Receber beneficiará profissionais da cadeia turística

O secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, lançou no último dia (16), o que para taxistas, recepcionistas, garçons- entre outros trabalhadores da cadeia turística do estado vai representar uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional. O Projeto Bem Receber, que faz parte do Programa de Qualidade no Turismo (Perquali), tem como objetivo melhorar a qualidade no atendimento aos turistas que visitam Pernambuco.

Para Costa Filho a qualificação profissional combinada aos investimentos em infra-estrutura turística e ações promocionais são prioridades do Planejamento Estratégico para o Turismo de Pernambuco. "A partir desse combinado de ações o Turismo terá maior expressividade no novo cenário econômico de Pernambuco".

Mais de 200 profissionais do turismo compareceram ao Teatro Tabocas (Centro de Convenções), para a aula inicial do projeto."Para cada um de vocês, essa será a oportunidade de quem de fato acredita no futuro", disse o secretário. Marcaram presença ainda ao evento o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), José Ricardo Diniz, e o presidente da Fundação CDL, Eduardo Catão.

O projeto Bem Receber, porém, é apenas uma das ações de qualificação profissional programados para o ano de 2009. Cursos de capacitação para guias turísticos e taxistas, de gestão municipal para secretários de Turismo e prefeitos do Estado, além da continuação do próprio Bem Receber conglomeram mais de 3.500 participantes. E não termina aqui. Com verba do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), 8.760 profissionais ligados ao Turismo do litoral pernambucano serão capacitados ao longo do ano que se aproxima.

Com os profissionais capacitados pelo Projeto Bem Receber, a Secretaria de Turismo termina o ano de 2008 qualificando 3.876 agentes do turismo, número onze vezes superior ao de qualificações do ano passado, 330. O que pode vir a aumentar ainda mais o percentual de 70% no grau de satisfação com os serviços prestados em Pernambuco, apresentado em pesquisa realizada pela Empetur.

Perquali

Orçado em R$ 965 mil, com recursos do governo do estado, o programa consiste em uma qualificação à distância, utilizando uma plataforma virtual, para taxistas, recepcionistas, garçons, guias, camareiras entre outros que trabalham no atendimento ao turista. Até junho de 2009, serão beneficiados 2.750 profissionais do setor, distribuídos em 14 cidades no interior pernambucano.

Com carga-horária de 180 horas, o curso será dividido em quatro módulos:Cidadania e Sustentabilidade; Turismo Básico; Qualidade no Atendimento e Empreendedorismo/Plano de Negócio.

A plataforma de educação virtual possui uma área administrativa. Nela será possível monitorar o desenvolvimento dos profissionais durante o curso, verificando lições, atividades e freqüência. As atividades presenciais do projeto, por sua vez, serão formadas por encontros periódicos com o monitor e equipe técnica, além dos seminários de Turismo, previstos para o final de cada módulo. O espaço tem o objetivo de orientar e avaliar a qualificação.

(JA)