Com mais de 1 milhão de m² de estandes montados desde sua fundação, a Publistand é uma empresa abençoada. Literalmente! Foi a responsável pela montagem da estrutura que recebeu dois Papas em Aparecida do Norte: Papa Bento XVI e Papa Francisco.
Liderada por Ana Maria de Oliveira, a história da Publistand se confunde com de sua fundadora.
No início da década de 1970 não existia Fashion Week, nem os grandes eventos de moda e lançamentos de tecidos. Como modelo fotográfico, emprestando seus olhos azuis aos outdoors e páginas de revistas, Ana Maria abriu novos caminhos dos estúdios até os pavilhões de feiras. Como modelo profissional, durante 10 anos, ganhou muito dinheiro. Um dia, porém, enquanto trabalhava como recepcionista no estande da Estrela – vestida de boneca numa exposição na Bienal – tudo mudou: “o giratório em que eu estava tombou e a equipe de montagem providenciou os devidos reparos. Tudo aquilo despertou em mim certa curiosidade, o que me levou a pesquisar e acompanhar esse processo”, conta.
“Em 1973 fui contratada para trabalhar no Salão do Automóvel, convidada pelo Comandante Lacerda, da Empresa Corsário de Aviação S.A, que pediu para eu cuidar também da seleção das modelos e decoração do estande. Nesse momento meu entusiasmo se tornou paixão. Com três amigos, em 13 de agosto de 1973, fundei a Publistand. Em 1976, devido a situação econômica, houve uma grande estagnação na área de exposições, e o mercado literalmente parou. Assumi a empresa sozinha, já que meus sócios resolveram sair do mercado”.
“As pessoas me observavam e não acreditavam que uma mulher sozinha conseguiria realizar a montagem desses 13 difíceis e complexos estandes, tendo que disponibilizar energia suficiente para suportar seis dias e quatro noites ininterruptas de trabalho dentro do pavilhão”, afirma a presidente da Publistand. Entre esses admiradores estava Caio de Alcantara Machado, que de acordo com Ana Maria foi mais que um mestre. “Caio foi uma inspiração para mim. Éramos apaixonados um pelo outro no sentido de termos as feiras como grande elo. Antigamente era muito difícil ver uma mulher no comando e, como vivíamos nos encontrando no Anhembi, ele sempre repetia que me admirava. Era recíproco, pois eu me espelhava nele”.
Pecar por excesso é quase que uma constante na vida da ‘bella signora’. Isso inclui o número de troféus do Prêmio Caio, que Ana Maria encara como mais um incentivo. “Conquistar o troféu é reconhecimento dos nossos esforços para realizar sempre os melhores trabalhos. E o mais importante, trabalhos que atendam totalmente às necessidades dos clientes e suas marcas, e que são reconhecidos pelos profissionais dessa área. Isso é gratificante para nós e também para os clientes, que se sentem homenageados e reconhecidos”.
De acordo com Ana Maria, o fato do Prêmio Caio ser uma homenagem a Caio de Alcantara Machado dá a seus inumeros troféus um caráter ainda mais especial. “Ele foi um profissional de extrema importância para o nosso mercado. Foi o pioneiro na criação das feiras no Brasil, e ainda uma pessoa que tive o prazer de conviver e receber carinho”.
Ao comemorar 40 anos, a Publistand é uma das mais conceituadas montadoras de estantes do país.
Comentários