Muito além do sol e mar. Foi assim que o Recife foi apresentado nas nove cidades por onde passou o Road Show “Recife: Capital da Criatividade” desde o final de julho. Portão de entrada para voos internacionais no Nordeste, com uma infraestrutura para negócios, atrativos turísticos histórico-culturais e uma cultura viva e pulsante.
O Road Show visitou as cidades de Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), que contam com voo direto para a capital pernambucana, além de Ribeirão Preto (SP) e Cuiabá (MT) com voo com conexão. O evento foi uma iniciativa público-privada com patrocínio da Prefeitura do Recife em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), mais o apoio de 16 empresas do trade turístico.
Os 656 agentes de viagens e operadores de turismo que foram capacitados pela ação em quatro regiões do Brasil descobriram, além disso, um Recife que é sede do maior centro tecnológico do Nordeste, o Porto Digital, referência em inovação e criatividade. Um bairro inteiro ocupado por start ups e empresas de tecnologia e economia criativa. Foram sorteados durante os eventos cem prêmios, entre diárias em hotéis, passeios turísticos, receptivos e ingressos para o Instituto Ricardo Brennand.
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, lista os objetivos do evento. "A nossa proposta é reposicionar o Recife como um destino de negócios, lazer e entretenimento; apresentar e divulgar os atrativos turísticos e equipamentos; estabelecer um contato com o trade local e trocar informações sobre o destino; realizar negócios; oferecer aos agentes de viagem uma oportunidade de conhecer, de forma lúdica, as maravilhas do nosso destino", afirmou.
O formato do evento foi dividido entre apresentação do destino, utilizando elementos lúdicos com a participação de um ator profissional, além de rodadas de negócios e um jantar de confraternização para aproximar os fornecedores dos compradores nas cidades visitadas.
“Parabenizo pelo evento, que foi bem descontraído, uma excelente forma de apresentar o destino Recife”, comentou Marília Figueira, da Adval Viagens e Turismo, que participou do Workshop em Salvador.
Como resultado da pesquisa de satisfação aplicada durante o evento, o público citou como ótimo o formato (90%), a capacitação (91%) e a estrutura (90%), além de outros destaques também citados como ótimo, como rodada de negócios (89%) e público (92%). Na avaliação geral, 88% dos participantes declararam ter ido além das expectativas.
Segundo a presidente do Recife CVB, Marta Freitas, o Road Show foi um sucesso e muito proveitoso para os empresários participantes. “Conseguimos atingir um público muito qualificado e interessado em todas as cidades visitadas, o que nos rendeu bons contatos, ampliando a rede de relacionamento, e novos negócios”, analisa.
Atualmente, o Recife conta com 15 mil leitos e uma rede hoteleira diversificada, além de salas para eventos corporativos com tamanhos variados e o Centro de Convenções de Pernambuco. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do Road Show, que somado aos outros esforços que a ABIH vem realizando na qualificação profissional da cadeia produtiva, só tem a valorizar o potencial turístico do Estado”, finaliza o presidente da ABIH, Artur Maroja.
Comentários