Rede de Observatórios de Turismo é criada em Encontro Paranaense

No último dia 11 de maio foi criada, em Curitiba, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. Um marco importante para o turismo brasileiro e para a produção de informações dos destinos turísticos.

No último dia 11 de maio aconteceu, em Curitiba, o Encontro Paranaense dos Observatórios de Turismo. Participaram do encontro Observatórios de Turismo de todo o Brasil, além de alguns internacionais. Ao todo foram doze Observatórios de Turismo brasileiros e três internacionais. Foi o maior encontro de Observatórios de Turismo do Brasil e incluiu quase todos os que se encontram ativos atualmente.

A organização do encontro ficou por conta do Prof. José Manoel Gândara, professor da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do Observatório de Turismo do Paraná, e da Fecomércio-PR, na figura da Diretora da Câmara Empresarial de Turismo daquela entidade, Rosa Maria Corbari Maccali. A realização do Encontro contou com amplo apoio e parcerias de empresas e instituições que viabilizaram a participação dos coordenadores dos Observatórios e outras entidades, além da própria estrutura do evento.

Fotos do encontro


O Encontro durou um dia e contou com a presença de entidades públicas e privadas, de diversos setores ligados ao setor de turismo e eventos, além dos coordenadores do Observatório de Turismo participantes. Na parte da manhã, o encontro contou com uma mesa-redonda sobre a importância dos Observatórios de Turismo para ao planejamento, gestão e controle de destinos inteligentes, além de um painel sobre as boas práticas dos Observatórios de Turismo internacionais, que relataram experiências da Espanha e de Buenos Aires. Na parte da tarde, os coordenadores dos Observatórios tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, realizações, pesquisas, metodologias e características gerais dos seus Observatórios de Turismo.

Do que foi discutido alguns pontos chamam a atenção:

• Há uma grande diversidade de formas de organização dos Observatórios de Turismo atualmente em funcionamento. Alguns são privados, ligados, principalmente, a Conventions & Visitors Bureau. Outros públicos ligados a secretarias estaduais de turismo, a secretarias municipais de turismo e outros, ainda, ligados a universidades. Alguns são mistos, numa espécie de pareceria público-privada (PPP). E outros são, inclusive, trinacionais, como é o caso do Observatório de Foz do Iguaçu.

• Os Observatórios encontram-se em graus de diferentes níveis de maturidade e desenvolvimento. Alguns estão iniciando suas atividades e poucos tem uma atuação muito longa;

• As fontes de financiamento, os tipos de pesquisa e a forma com que são divulgadas as informações para o trade e para a sociedade também são muito diversas. As fontes de financiamento, além de escassas, são muito dependentes do tipo de organização dos observatórios. Há os que dependam exclusivamente de recursos públicos e aqueles que podem levantar recursos através de receitas advindas da realização de pesquisas para o setor privado e para o setor público. Alguns, apesar de privados, realizam uma rede de parcerias para viabilizar o funcionamento das atividades e produção de informações para o destino.

Além das questões acima apontadas, que apenas são um resumo muito breve de tudo que foi discutido, foram pontuadas outras questões importantes relativas aos Observatórios, como: o fechamento recente de muitos observatórios por conta da crise e da mudança de governos; a falta de interesse de grande parte do setor público e do setor privado não apenas em financiar a operação de Observatórios de diferentes destinos, mas também de fornecer informações para que as pesquisas sejam realizadas, e também, do futuro dos Observatórios de Turismo em meio a um ambiente de crise e escassez de recursos financeiros.

Como resultado do encontro, os Observatórios e instituições presentes assinaram a Carta de Curitiba, que cria a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo com o objetivo de unificar as discussões e esforços em torno do desenvolvimento da produção de informações e estatísticas do turismo. Além disso, já foi estabelecida uma nova data para que os membros da Rede se encontram e possam dar novos passos rumo ao aperfeiçoamento e fortalecimento dos Observatórios. Será em novembro no II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, em Belo Horizonte, e deverá contar, inclusive, com a ampliação da participação dos demais instituições que não puderam participar desta primeira edição.

Vale, por fim, ressaltar a grande importância desta inciativa. Para se ter uma ideia, no ranking de competitividade turística do Fórum Econômico Mundial, uma das piores avaliações do turismo brasileiro é justamente no item de monitoramento, já que as ações de política, pública e privada, contam com um sistema de acompanhamento e monitoramento ou pouco efetivo ou inexistente. Neste sentido, a criação da Rede e a união dos Observatórios em prol da produção de informações contínuas, relevantes e de qualidade é um passo importante para que o turismo brasileiro se desenvolva e esta lacuna possa, paulatinamente, ser resolvida. Não há como esperarmos desenvolvimento do setor de turismo sem que tenhamos as informações necessárias que nos indiquem que rumos estamos tomando.

Aos Observatórios de Turismo que queiram participar ou saber mais informações, indico, abaixo, os emails para contato.

Prof. Osiris Marques: osiris.marques@gmail.com 

Prof. José Manoel Gândara: jmggandara@yahoo.com.br

Fotos do encontro