Reed Exhibitions apresenta as novidades da WTM Latin America 2014

Em coletiva para imprensa em São Paulo, a Reed Travel Exhibitions apresentou as novidades da WTM Latin America 2014. Participaram da coletiva, Vincent Lhoste, diretor de Projetos da RTE, Lawrence Reinisch, diretor da feira, Eduardo Barbosa, vice presidente da Braztoa e Jeanine Pires, presidente do Conselho da WTM LA.

Em coletiva para imprensa em São Paulo, a Reed Travel Exhibitions apresentou as novidades da WTM Latin America 2014. Participaram da coletiva, Vincent Lhoste, diretor de Projetos da RTE, Lawrence Reinisch, diretor da feira, Eduardo Barbosa, vice presidente da Braztoa e Jeanine Pires, presidente do Conselho da WTM LA.

Entre as novidades, destacamos:

Travel Agents Cup: “Estamos procurando o melhor Agente de Viagens do Brasil” - Esta iniciativa começou na França com a IFTM Top Resa. Será uma ação em conjunto da Braztoa e a WTM Latin America onde a ideia consiste em promover os agentes de viagens, suas competências e sua cadeia de valor (destinos, operadoras de turismo, agências de viagens e consumidor). Todos os anos, durante a WTM Latin America, será procurado o melhor agente de viagens do Brasil. Os detalhes dos critérios adotados para escolha e demais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Área de Tecnologia de Viagens: Batizado de “Travel Tech”, foi promovido pela primeira vez na WTM 2013, na primeira semana de novembro, e devido ao grande sucesso será replicado aqui. Os expositores serão empresas de tecnologia do setor do turismo, mercado que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos e que será tema de discussões neste novo espaço.

Promover com mais profundidade as tecnologias de viagens para contribuir com os atores do setor e entender o mundo em que estamos vivendo, esta é a proposta.

  • Uma nova área de exposição na Global Village
  • Haverá uma área chamada “Innovation Zone”, destinada à discussão do setor na feira
  • Diversos assuntos e empresas serão apresentados (Mídias sociais, Trip Advisor)

Vincent Lhoste abriu a coletiva apresentando a força que a Reed Elsevier Group plc, Reed Exhibitions e Reed Travel Exhibitions representam no mercado global. Reforçou a proposta da WTM Latin America: Promover a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina - expor produtos e serviços de viagens latino-americanos e internacionais para compradores latino-americanos e internacionais do setor de viagens.

Foram apresentados os dados da 1ª edição da feira e as perspectivas do que muda e o que permanece na edição de 2014.

WTM Latin America 2013

Dados de visitação

  • 17.000 profissionais do setor
  • 1.250 empresas expositoras
  • 8.144 visitantes do setor
  • 150 Hosted Buyers internacionais

Principais Estatísticas

  • 50% dos visitantes pertencem à alta administração ou a escalões superiores
  • 61% dos visitantes têm responsabilidade direta por compras
  • 89% estão satisfeitos com sua experiência na WTM Latin America 2013
  • 93% dos nossos visitantes são da região da América Latina
  • 94% dos compradores internacionais seniores que foram ao evento de 2013 provavelmente voltarão em 2014
  • 96% dos visitantes estão satisfeitos com o evento
  • 98% dos visitantes provavelmente comparecerão à WTM Latin America 2014
  • 100% dos expositores acham que é importante sua empresa expor na WTM Latin America

WTM Latin America: 2ª edição

  • O local e a data permanecerão o mesmo da edição anterior - 23 a 25 de abril de 2014 no Transamerica Expo Center
  • O espaço do evento será maior: de 20.000 para 24.000 m2 – com a inclusão de mais um hall: Halls A + B + C + G
  • Permanecerá a divisão em 5 áreas diferentes: Brasil, América Latina, Mundo, Global Village e Encontro Comercial Braztoa que nesta edição ocupará um espaço centralizado, cerca de 2000 m², localizados no centro do pavilhão.
  • Programa de Conferências , as palestras, conferências e seminários, serão mantidos: Trip Advisor, Conferências sobre Mídias Sociais, Grandes eventos esportivos. Lawrence Reinisch falou sobre a importância e o resultado positivo que se tem nesses programas internacionais de conferências. Sobre o tema do transporte aéreo que será discutido na mesa-redonda da OMT, tendo em vista o grande aumento do fluxo que se terá em função dos próximos eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014. Salientou a continuação do Programa de Turismo Responsável, do Travel Blogging e apresentação de um painel sobre os grandes eventos esportivos.

- WTM Vision Conference - voltada aos profissionais do trade e que oferece aconselhamento para melhores práticas nos negócios, apresenta relatórios recentes do setor, estudos de casos de marcas da indústria e é uma ótima oportunidade para networking. Este ano apresentado com sucesso em Moscou, Dubai, Londres, São Paulo e Rimini.

- Mesa-redonda da OMT sobre transporte aéreo - Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT / UNWTO) – que envolverá os principais representantes do turismo, inclusive Ministros e especialistas, discutindo o potencial turístico do continente.

- Responsible Tourism Programme - o Programa de Turismo Responsável – iniciativa lançada pela WTM London em 2013 – também está confirmado e mais uma vez reunirá grandes nomes da área para apresentar cases de sucesso.

- Blogs de Viagens - o seminário Travel Blogging – muito disputado na primeira WTM Latin America –, com os representantes dos principais blogs de turismo do Brasil.

  • Parceria com a Braztoa teve sua importância ratificada por ambos lados; Eduardo Barbosa falou sobre 41º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). Haverá uma nova formação, não terá mais horário fixo mas agenda para visitação durante os três dias, que a partir de janeiro já estará com programa aberto para os expositores internacionais fazerem seus agendamentos com os operadores, o objetivo é criar mais negócios entre os expositores internacionais e os operadores da Braztoa.

A entidade promoverá capacitações e extinguiu o antigo fluxo de visitação obrigatória o que confere mais liberdade de deslocamento aos agentes de viagem.

- Caravana Braztoa – serão 22 caravanas aéreas saindo das principais capitais brasileiras trazendo aproximadamente 1000 visitantes. Mais 8 caravanas rodoviárias das regiões próximas da cidade de São Paulo.

- Programa de Estudantes – este ano estimam aumentar a visitação, feita pelos universitários, para 1500 agências de viagem.

  • WTM Latin America Buyers‟ Club

- Programa internacional de Hosted Buyer - A novidade é o “Buyers Club”, criado pela WTM Latin America especialmente para os compradores que virão de todas as partes do mundo e que contará com lounge e salas para reuniões, trabalho e descanso.

- Compradores dos segmentos de Lazer e MICE - a feira fortaleceu seu programa de Compradores Internacionais Convidados (Hosted Buyers) e novamente trará 150 profissionais altamente qualificados e interessados na América Latina - representando os segmentos de Lazer, Corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Congresses e Exhibitions) da indústria de viagens -, que participarão de um quadro extenso de atividades durante os três dias de evento, criando assim novas oportunidades de negócios. Voos e hospedagem, reuniões pré-agendadas e eventos fortemente focados em networking serão alguns dos itens oferecidos para estes Hosted Buyers, assim como encontros de negócios em um ambiente estritamente profissional.

- Maior foco em compradores latino-americanos a pedido dos expositores de 2013

O Turismo na América Latina - Jeanine Pires, comentou a importância que uma feira desse porte tem para o setor e que o papel do Advisory Board da WTM LA é contribuir para que o evento possa gerar negócios dentro da América Latina, para América Latina e seus parceiros no mundo todo. “Promover negócios dentro do mesmo continente é um fator chave p/ desenvolvimento do mesmo” disse, “o turismo na América Latina, segue três conceitos; PIB, Emprego e Exportações, podemos ver o que o setor de viagens representou em 2012 e a previsão para 2013.”

• PIB

• 3,2% do PIB em 2012 - previsão de 4,7% em 2013

• EMPREGO

• 2,9% do total de postos de trabalho em 2012 - previsão de 3,1% em 2013

• EXPORTAÇÕES

• Em 2012: 4,7% e 2013: 5,1% - previsão de 5,1% em 2013